Há uma semana, Jannik Sinner travou enorme batalha com Carlos Alcaraz na decisão do Torneio de Pequim, na China, mas acabou derrotado, de virada. No Masters de Xangai, a nível ATP 1000, havia a possibilidade de uma revanche acontecer na semifinal de sábado e o italiano confirmou presença ao bater bem Daniil Medvedev sem sustos nesta quinta-feira. Ocorre que o espanhol acabou surpreendido por Tomas Machac.

Primeiro a entrar em quadra em Xangai, Sinner teve uma grande apresentação diante do experiente russo, quinto favorito, para empatar o confronto direto em 7 a 7. Depois de perder os seis primeiros jogos contra Medvedev, agora o líder do ranking chega à igualdade ao ganhar sete dos últimos oito encontros.

Nesta quinta, precisou de somente 1h23 para avançar à semifinal. Em modo arrasador, Sinner anotou logo 6/1 no primeiro set em somente 26 minutos. Medvedev até equilibrou as ações na segunda parcial, mas a quebra no quinto game acabou decisiva.

“Obviamente estou muito feliz pela forma como lidei hoje com esta partida”, comemorou a vitória Sinner, revelando que o oponente sofreu com um problema físico. “Parecia que ele estava com um pouco de dor no ombro e não conseguia acertar o forehand tão bem quanto gostaria. Espero que ele consiga se recuperar o mais rápido possível, mas da minha parte foi uma grande partida, uma grande batalha, e vamos ver o que posso fazer agora nas semifinais.”

Logo depois foi a vez de Alcaraz entrar em quadra como favorito diante do 33º do mundo, o checo Tomas Machac. Segundo do ranking, o tenista não esperava um jogo tão duro. Em um primeiro set igual e sem quebras, a definição acabou no tie-break e os muitos erros do espanhol custaram caro. Perdendo quatro saques, caiu com 7/6 (7/5).

Sem opções senão reagir, Alcaraz continuou cometendo muitos erros – foram 20 não forçados -, o que acabou custando caro no fim. O espanhol saiu em desvantagem na parcial de 3 a 1 após sofrer uma quebra. Conseguiu reagir e virar para 4 a 3, dando a impressão que embalaria.

Machac, porém, estava muito bem no saque e pressionou o serviço de Alcaraz no 11º game. E aproveitou o segundo break point. Depois, sacou com perfeição e garantiu sua segunda vitória diante de um top 5 do ranking – bateu Novak Djokovic em Geneva, na Suíça.

“”Eu sabia que o nível do meu tênis seria ótimo porque estou jogando o melhor agora, com certeza”, comemorou Machac. “Eu venci Tommy Paul na última partida com um desempenho inacreditável. Com esse tipo de jogador, tenho que jogar nesse nível, senão é 6-2, 6-3 e você vai para casa, não há outra opção. Estou feliz por ter conseguido jogar assim por dois sets”, disse.

Machac, agora, foca em nova batalha: encara o líder do ranking, Jannik Sinner, em embate agendado para sábado. Antes, nesta sexta-feira, ocorrem as outras definições das semifinais, com o norte-americano Taylor Fritz diante do belga David Goffin e o sérvio Novak Djokovic encarando o checo Jakub Mensik.