dia das crianças
Freepik

Celebrado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças em Curitiba não deve ter o sol, que é o grande convite para brincadeiras ao ar livre. No entanto, isso não é motivo para não aproveitar a data e ‘curtir’ a companhia dos pequenos.

Leia no Bem Paraná:

Muito além dos presentes, a data ressalta a importância de olhar para a infância e todas as experiências que esse momento proporciona. O brincar está entre as atividades essenciais para as crianças, que além de diversão, proporciona o desenvolvimento e a aprendizagem. 

É por meio das brincadeiras que as crianças criam ferramentas para o desenvolvimento e bem estar. “Sempre é importante reforçarmos aos pais e responsáveis que o brincar para as crianças não é uma atividade meramente lúdica, mas é a forma com que ela vai construindo seu universo, expressa seus sentimentos e dialoga com o mundo a sua volta”, revela Andreia Aparecida de Castro, diretora do Marista Escola Social Ir Lourenço, que atende gratuitamente crianças  e adolescentes gratuitamente na Zona Leste de São Paulo

O brincar é a principal atividade da infância

Uma infância cercada de brincadeiras contribui para que a criança se sinta mais segura e pronta para as atividades da sua rotina. O uso de telas, tão presente na sociedade, quando em excesso pode impactar as crianças. Segundo um estudo realizado por pesquisadores Australianos da JAMA Pediatrics, quanto mais tempo a criança fica exposta às telas, menos ela conversa com os pais, o que impacta negativamente o desenvolvimento infantil. 

Para a educadora, as telas são ferramentas que estão disponíveis e são parte do presente e futuro, porém é preciso seguir o tempo adequado de exposição para cada faixa etária. “É preciso respeitar o tempo adequado para cada idade, e incluir momentos em que a brincadeira possa ser realizada  com materiais recicláveis, com a mão na massa na cozinha, ou até resgatando brincadeiras antigas. São atividades que enriquecem os momentos familiares, e ainda proporcionam conexões e memórias para toda a vida, ideias fáceis e prontas para serem realizadas neste dia das crianças”, finaliza. 

A especialista dá dicas de como estimular atividades offline no Dia das Crianças

Escolha a natureza

Mesmo sem o sol presente, os parques e praças de Curitiba são bons lugares para explorar a natureza. Espaços ao ar livre oferecem à criança uma gama de materiais, possibilidades de desafios, interação e invenção que a desafiam a criar, pensar e imaginar brincadeiras e brinquedos sem fim, inimagináveis.

Estimule a criatividade

 Se a opção for ficar em casa uma boa dica é estimular a criatividade das crianças. Há várias alternativas que podem ser utilizadas, como um teatro de bonecos feitos de meia, uma pintura em família, dançar com aquela fantasia que foi utilizada no Carnaval, entre outras. Todas essas atividades proporcionam vínculos entre adultos e crianças.

Inclua toda a família

Deixe para trás a ideia de que brincar é só para as crianças e aproveite o momento. Um campeonato de jogos de tabuleiro em família ou de jogos esportivos com avós, tios, primos e irmãos podem ser uma boa pedida. “É uma oportunidade de estimular o prazer da brincadeira nos adultos também, fortalecendo as habilidades e a imaginação”, reforça Andreia

Valorize a arte

Um passeio em uma peça de teatro infantil ou em uma biblioteca com contação de histórias também são boas ideias para o Dia das Crianças. “Usando a imaginação a criança vai explorando as possibilidades de criação e fortalecendo hábitos que podem potencializar a sua criatividade”, afirma.

Resgate brincadeiras antigas

Se você foi aquela criança cheia de energia e disposição, porque não mostrar brincadeiras da sua infância? Mostre como você brincava, quais as regras, com quem você brincava, aproveite o momento para apresentar uma nova brincadeira e ainda relembrar o passado.

Sugestões de brincadeiras para o dia das Crianças

Amarelinha: Uma brincadeira clássica que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. Para jogar, risca-se 10 casas no chão, numeradas, e pula-se alternando um ou dois pés. 

Batata quente: Os participantes sentam-se em círculo e passam uma bola de mão em mão rapidamente. Quem estiver com a bola quando o colega disser “queimou”, é eliminado. 

Amigo secreto: Escolhe-se um tema e escreve-se o nome de cada participante em um papel. Cada pessoa tira um papel e se torna o “amigo secreto” de quem tirou. 

Empinar pipa: Escolhe-se um local amplo e adequado, onde não tenha fios de energia elétrica. 

Bolinha de gude: Os participantes se revezam para atingir as bolinhas dos adversários, posicionadas dentro de um triângulo ou meia-lua desenhada no chão. 

Passa anel: Basta juntar alguns amigos, um anel ou uma pedrinha. 

Cama de gato: Uma brincadeira popular na hora dos recreios de antigamente, que exige apenas um barbante e mais um amigo ou uma amiga. 

Esconde-esconde: Impossível encontrar alguém que nunca tenha brincado de esconde-esconde! Uma criança fica contando enquanto as outras se escondem. Após a contagem, a criança sai para procurar os amiguinhos nos esconderijos.

Cinco marias: Essa é uma brincadeira que exige mais agilidade e é indicada para crianças um pouco maiores. Primeiro, encontre 5 pedrinhas que tenham mais ou menos o mesmo tamanho e comece jogando-as no chão. A seguir, pegue uma delas e jogue para cima e com a mesma mão pegue outra pedra do chão e volte para aparar a pedra que jogou para o ar.  Faça isso com todas as pedrinhas. Nas rodadas seguintes, o processo é repetido, mas em vez de pegar uma pedra por vez, pega-se duas, depois três e assim sucessivamente.

Telefone sem fio: Brincar de telefone sem fio rende boas risadas, mas também é interessante para desenvolver a atenção e memória dos pequenos. Forma-se um uma roda e o primeiro participante cria uma frase e conta no ouvido de quem está ao lado, que repassa a mesma frase para o próximo e assim sucessivamente. Quando chegar no último participante, ele fala em voz alta a frase. O mais engraçado é que a frase vai sendo modificada de acordo com o que os ouvintes entendem, então ao final a sentença pode estar completamente diferente do que foi dito pelo primeiro participante.

Stop (ou adedanha): Para brincar de stop ou adedanha só são necessários papel, caneta e criatividade. O objetivo do jogo é preencher as categorias escolhidas conforme a letra indicada em cada rodada. Ao final, os acertos são somados e ganha quem tiver mais pontos.

Jogo da velha: Já aproveite o papel e a caneta nas mãos para brincar de jogo da velha! A disputa fica ainda mais legal quando tem mais de duas pessoas brincando. Quem perde dá lugar a outro participante e é possível brincar acumulando pontos a cada vitória.

Bolinha de sabão: Um copo com um pouco de água, detergente e um canudo. Isso é o suficiente para que as crianças se divirtam por muito tempo fazendo bolhinhas de sabão. A brincadeira ainda ajuda na respiração e controle do diafragma.

Música infantil: A música infantil proporciona o despertar das emoções, relaxamento e movimentos com o corpo. Que tal apresentar às crianças músicas infantis de diferentes ritmos, gêneros musicais e artistas? A partir delas, é possível propor diversas brincadeiras, como a dança das cadeiras, estátua, além de simplesmente permitir que a criança sinta a música e deixe o corpo reagir como preferir!