Alef Manga comemora gol em Coritiba x Amazonas
Alef Manga comemora gol em Coritiba x Amazonas (Crédito: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 3 a 1 o Amazonas, nesse domingo (dia 13) à tarde, no estádio Couto Pereira, pela 31ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou em 8º lugar, com 44 pontos, seis pontos abaixo do G4. A equipe de Manaus está na 11ª posição, com 42 pontos.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coxa vai a Goiânia enfrentar o Vila Nova, no sábado (dia 19).

Alef Manga

O ponta Alef Manga, que não jogava desde outubro de 2023, começou no banco. Ele entrou no segundo tempo, voltando a atuar após cumprir suspensão de um ano por envolvimento em apostas. E marcou o 3º gol do time na vitória desse domingo.

Novo artilheiro

O meia Matheus Frizzo, que jogou como extremo nesse domingo, ampliou seu posto de artilheiro do Coritiba na Série B, agora com 9 gols em 26 jogos. Considerando todas as competições de 2024, ele divide a artilharia com Robson, com 14 gols.

ARTILHEIROS DO CORITIBA EM 2024

  • 1º Robson (ponta) 14 gols em 32 jogos
  • 1º Matheus Frizzo (meia/extremo) 14 gols em 42 jogos
  • 3º Lucas Ronier (extremo/meia) 5 gols em 37 jogos

Fases

Nas últimas 8 partidas, o Coritiba somou 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. O Amazonas também vive fase irregular, com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

Aniversário

Para o Coritiba, a partida encerrou uma semana de festejos pelos 115 anos de fundação, completados no sábado. Além de festa no Couto no sábado (Coxa Day), houve inauguração de novo museu e de nova loja. E lançamento de uma terceira camisa, que foi usada pela equipe no jogo desse domingo.

Zé Gabriel

O volante Zé Gabriel, que saiu de ambulância na partida anterior – derrota de 2 a 1 para o América-MG –, ficou de fora. “O Coritiba informa que os exames iniciais realizados com o atleta Zé Gabriel em Belo Horizonte não apresentaram anormalidade. Contudo, com a responsabilidade que tem e que a situação exige, nosso Departamento de Saúde e Performance decidiu ampliar o repertório de exames. Com isso e por precaução, embora não haja maiores preocupações, o atleta não participará do próximo jogo”, explicou o clube.

Escalação do Coritiba

Os retornos no Coritiba eram o volante Sebá Gomez e o ponta Lucas Ronier, que cumpriram suspensão. Na zaga, Maurício Antônio sentiu uma lesão muscular na partida anterior e começou no banco ontem. Com isso, Bruno Melo, que vinha atuando como lateral, virou zagueiro. E Jamerson entrou na lateral-esquerda. Outra novidade foi o ponta Robson no banco, com Matheus Frizzo como titular.

Esquema tático

O técnico Jorginho manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Vini Paulista e Sebá Gomez como volantes. A linha de três tinha Lucas Ronier (direita), Josué (centro) e Frizzo (esquerda). Junior Brumado era o centroavante.

Escalação do Amazonas
No Amazonas, as baixas eram os atacantes Ênio e Matheus Serafim, suspensos.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve o Coritiba mais avançado e com maior volume ofensivo, posse de bola (63%) e número de finalizações (10 a 7). O mandante contou com bons dribles de Ronier, avanços perigosos de Natanael e passes inteligentes de Josué para criar quatro boas jogadas. O gol só veio aos 45 minutos, quando Natanael sofreu pênalti e Frizzo converteu: 1 a 0. O Amazonas levou perigo em dois contra-ataques. No melhor deles, aos 22 minutos, Bruno Lopes saiu na cara do gol, mas Pedro Morisco fez grande defesa.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com o Amazonas mais ofensivo e com o Coxa mantendo o ímpeto ofensivo. Aos 13, pênalti para o mandante, de Ezequiel em Brumado. Frizzo cobrou e converteu: 2 a 0. O jogo ficou truncado, com raros ataques dos dois lados. Aos 29, o Amazonas chegou ao 1º gol, em cobrança de falta do argentino Diego Torres para o cabeceio de Cauan Barros.

Mudanças e gol no fim

As primeiras substituições do Coritiba só vieram aos 34 minutos do 2º tempo, com as entradas dos pontas Robson e Alef Manga. Robson ficou como centroavante e Manga, na esquerda. Frizzo passou a jogar centralizado e o 4-2-3-1 foi mantido. O 3º gol veio aos 38, em bela jogada de Vini Paulista pela esquerda. Ele disparou, invadiu a área e rolou para Alef Manga chutar no canto: 3 a 1. Aos 46, o atacante Figueiredo entrou no lugar de Frizzo.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Coritiba teve 56% de posse de bola, 20 finalizações (10 certas) e 10 faltas cometidas. O Amazonas terminou com 12 arremates (4 certos) e 13 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

Coritiba 3×1 Amazonas

Coritiba: Pedro Morisco, Natanael, Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson; Vini Paulista e Sebá Gomez; Lucas Ronier, Josué (Alef Manga) e Matheus Frizzo (Figueiredo); Júnior Brumado (Robson). Técnico: Jorginho
Amazonas: Marcão; Ezequiel (Sassá), Miranda, Alvariño e Fabiano; Cauan Barros e Jiménez (Erick Varão); Robson Duarte (Igor Bolt), Diego Torres e Cocote (DG); Bruno Lopes (Dentinho). Técnico: Rafael Lacerda
Gols: Frizzo (45-1º e 15-2º), Cauan Barros (28-2º) e Alef Manga (38-2º)
Cartões amarelos: Ezequiel, Fabiano (A). Bruno Melo (C).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Público: 14.691 pagantes
Local: Couto Pereira, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES

  • Primeiro tempo
  • 14 – Lucas Ronier faz grande jogada na direita. Josué pega o rebote e chuta perto, ao lado.
  • 18 – Ronier invade a área e chuta cruzado. A bola vai ao lado.
  • 22 – Contra-ataque. Bruno Lopes recebe livre e sai na cara do gol. Ele chuta e Morisco salva.
  • 26 – Diego Torres chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
  • 38 – Frizzo arrisca de longe. A bola passa perto, ao lado.
  • 43 – Depois de chutes de Brumado e Ronier, Natanael pega rebote na área e é derrubado pelo goleiro. Pênalti.
  • 45 – Gol do Coritiba. Frizzo cobra o pênalti forte, rasteiro e no canto. O goleiro não alcança.
  • Segundo tempo
  • 5 – Josué chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
  • 8 – Brumado rouba no ataque. A bola sobra para Ronier, que chuta rasteiro. O zagueiro salva. Na sequência, Brumado ajeita para Ronier marcar o gol, mas o impedimento é anotado.
  • 12 – Escanteio e bate-rebate na área. Ezequiel derruba Brumado na cara do gol. O VAR chama e o árbitro marca pênalti.
  • 15 – Gol do Coritiba. Frizzo cobra forte, rasteiro e no canto. O goleiro cai para o outro lado.
  • 22 – Brumado invade a área e rola para Ronier, que chuta. A zaga salva.
  • 28 – Gol do Amazonas. Falta na direita. Diego Torres cruza. Cauan Barros cabeceia no ângulo.
  • 38 – Gol do Coritiba. Vini Paulista faz grande jogada pela esquerda e rola para Alef Manga, livre na área, chutar no canto.
  • 49 – Robson recebe bom passe e sai na cara do gol. Ele chuta e o goleiro salva.