pix_0411202553
Marcello Casal/Abr

Clientes dos principais bancos brasileiros enfrentaram problemas nesta manhã de segunda (14), para acessar serviços digitais, incluindo o sistema Pix. Segundo o Banco do Brasil, o serviço do Pix voltou à normalidade

O BC confirmou problemas técnicos na operação e em nota disse que foi corrigido.

“Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido”, informou o BC.

Falhas no Pix

Na ferramenta online Downdetector, que compila reclamações sobre mal funcionamento de serviços online, houve um pico de reclamações às 10h48 desta segunda-feira. O padrão se repete entre os maiores bancos do País e fintechs, o que indica que o problema é mais amplo.

Dos 12 sites brasileiros com maior índice de falhas, 11 eram de instituições bancárias ou de pagamento. 

Ao tentar fazer um PIX, clientes de diferentes bancos recebem mensagens distintas:

  • o C6, por exemplo, diz que o app passa por atualizações;
  • o Bradesco diz que o serviço não está funcionando, e recomenda que o cliente faça um TED

Segundo o DownDetector, plataforma online que fornece informações em tempo real sobre o status de sites e serviços, há problemas com o Banco Central, que estão refletindo em outros bancos como Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, PagBank, C6 entre outros.

O Itaú informou ter identificado uma instabilidade no sistema do Pix. “O banco acompanha de perto o processo de normalização com o Banco Central e orienta que os clientes não refaçam as transações em caso de erro na operação”, disse a instituição.

A reportagem procurou os principais bancos do País e o BC e publicará os posicionamentos assim que forem enviados.