Erva-mate (AEN)

De hoje até a quinta-feira, Curitiba recebe um evento que coloca na pauta a cadeia produtiva de erva-mate. O 3º Seminário Erva-mate XXI vai discutir os avanços científicos, tecnológicos e de mercado do segundo principal produto não madeireiro do país (atrás somente do açaí e à frente de produtos, como castanha-do-brasil, cacau entre outros).

Considerada “ouro verde” no passado, a erva-mate tem sido fundamental para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil. Recentemente, pesquisas indicam potencial da erva-mate para novos produtos e o mercado internacional tem se interessado pela planta, o que aumenta as oportunidades de desenvolvimento. O Seminário acontece no Centro de Eventos da Fiep (Av. Comendador Franco, 1341)

Além da programação técnica, durante o evento acontece uma exposição gratuita e aberta ao público em geral: a Expomate. Os visitantes terão contato com diferentes produtos à base de erva-mate, tais como cosméticos, tortas e bolos, chás gourmet, chopp, além dos tradicionais apetrechos para chimarrão e tererê e um método inovador de preparo de chás com prensa.

Os estandes estarão promovendo degustação de alguns produtos, especialmente na quarta-feira, dia 16, a partir de 18h30.

Além disso, quem passar pela feira vai conhecer mais sobre a história da erva-mate, seu cultivo e importância econômica: mudas, formas de plantio, atendimento ao produtor rural e o que a ciência e tecnologia têm pesquisado para inovação do setor.

A Expomate é organizada pela Embrapa Florestas, com co-realização do IDR Paraná, Epagri e Emater-RS/Asvar e vai contar com a participação das empresas Baldo, Sistema Faep/Senar; Casa do Chimarrão, Ervais do Futuro, Golden Tree Viveiro Florestal, CREA/Mútua PR, Duffatto Viveiro Florestal, Ibramate, Tortas do Mundo, Shine Cosméticos Naturais, Blenderia, Cativa Natureza e Filpress.

Horário:

Exposição: 15 a 17/10, de 9h às 18h
Degustação: 16/10, às 18h30

Local: Fiep – Campus da Indústria – Av. Comendador Franco, 1341