Com Alef Manga na lista, Coritiba tem time inteiro com contrato perto do fim
Alef Manga marcou gol pelo Coritiba após suspensão do futebol por 463 dias. Foto: Thiago Silvério / Coritiba

Faltam sete rodadas para o término da Série B e o Coritiba segue em busca do acesso à primeira divisão. No entanto, com a chegada do final do ano é comum que os clubes já comecem a pensar em quem fica no elenco para 2025. Um dos primeiros passos é definir a permanência ou saída de atletas que possuem o vínculo até o fim de 2024. A lista no coxa tem 11 nomes e um deles é o de Alef Manga.

O atacante voltou a atuar pelo Coritiba após 463 dias de suspensão por manipulação de resultados no futebol. Na vitória por 3×1 sobre o Amazonas, Manga precisou de apenas quatro minutos para balançar as redes e ajudar o time a vencer a partida.

Alef Manga não é o único com contrato no fim, atletas que têm atuado com frequência no time titular também estão. São eles: o meia Matheus Frizzo, o atacante Robson, o volante Zé Gabriel e o zagueiro/lateral-esquerdo Bruno Melo.

Além deles, o volante Morelli, o atacante Figueiredo, o lateral-direito Jhonny, o meia Yago Ferreira, o atacante Eryc Castillo e o goleiro Gabriel Leite encerram o vínculo em 2024.

Veja a situação de cada atleta do Coritiba

  • Alef Manga

O atleta retornou ao Coritiba no jogo contra o Amazonas no último domingo (13) e pode se tornar peça-chave para que o coxa consiga o acesso à primeira divisão. Em sua história no Coritiba, Manga completou 80 partidas, marcou 30 gols e deu 12 assistências.

Com contrato até o final do ano, o atleta manifestou o desejo de renovar em entrevista ao ge.com, em setembro. “Eu fico preocupado porque meu contrato está para vencer em dezembro e só vai depender de mim mesmo, tenho que demonstrar dentro de campo”, disse.

  • Robson

Até a última semana, Robson era o artilheiro isolado do Coritiba na temporada e em diversos momentos se mostrou decisivo ao Verdão. No início do ano, o clube e o staff do atleta abriram conversas sobre renovação de contrato mas a negociação emperrou já que as que as partes divergiam sobre a duração do vínculo.

O Coritiba queria renovar até o fim de 2025 enquanto Robson pediu por um vínculo mais longo até o fim de 2027. Na temporada, o “inevitável” fez 14 gols em 32 jogos.

  • Matheus Frizzo

Após fazer dois gols de pênalti na vitória sobre o Amazonas, Frizzo empatou com Robson na artilharia do Coritiba na temporada. O meia fez 14 gols em 42 jogos e se tornou o artilheiro do Coritiba na Série B onde marcou nove gols em 26 jogos.

Com o melhor desempenho da carreira, Frizzo chamou à atenção de clubes da Série A e começou a receber sondagens do mercado para 2025. De acordo com o jornalista Vagner Martins, representantes do atleta o teriam oferecido ao Internacional. Outro interessado é o Fortaleza, que ocupa a terceira colocação no Brasileirão.

Matheus Frizzo tem 26 anos e chegou ao Coritiba por empréstimo do Tombense. O jogador assinou vínculo até o final de 2024, mas com opção de compra. Para contar com o jogador, o Verdão precisaria igualar qualquer oferta que o time mineiro receber pelo atleta.

  • Zé Gabriel

O volante veio a pedido do técnico Jorginho e pertence ao Vasco. Ele tem 25 anos, chegou por empréstimo até o final da Série B e tem sido um dos pilares da equipe. Com 10 jogos pelo Coritiba, ele marcou um gol.

A tendência é que o volante retorne ao Vasco após o fim da temporada. O contrato com o Cruzmaltino é até o fim de 2025.

  • Bruno Melo

Com 28 partidas e dois gols, Bruno Melo é outro jogador que tem vínculo até o final do ano com o Coritiba. O atleta se destaca pela versatilidade já que pode atuar tanto como zagueiro quanto na lateral-esquerda (sua posição de origem).

Com 31 anos, Bruno Melo pertence ao Fortaleza, no entanto, o acordo com o Coritiba tem a opção de compra do jogador.

  • Everton Morelli

Emprestado pelo Maringá até o final do ano, Morelli fez 36 jogos pelo Coritiba no ano e marcou dois gols. Ele começou o ano como titular, mas perdeu a posição ao longo da temporada. O vínculo dele com o Coxa também tem opção de compra.

  • Figueiredo

Figueiredo é outro jogador que começou o ano como titular e perdeu posição. O vínculo do atacante com o Coritiba vai até o final do ano e o Verdão terá prioridade em uma possível compra do jogador.

Com 28 jogos sendo 14 como titular na Série B, Figueiredo marcou um gol no Brasileirão. No Campeonato Paranaense, ele fez 11 jogos e também fez um gol.

  • Jhonny

Chegou no Coritiba para ser a peça de reposição da lateral-direita, mas não teve muitas oportunidades. Jhonny fez seis jogos pelo Coritiba e apenas um como titular. Ele não marcou nenhum gol.

O jogador pertence ao Fluminense e foi destaque na Copa São Paulo de 2023. Ele deve voltar ao Tricolor no final do ano.

  • Yago Ferreira

Outro jogador que pertence ao Fluminense e não teve muitas oportunidades é Yago Ferreira. O meia foi destaque do Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu e chegou com grande expectativa. No entanto, teve apenas 149 minutos em campo.

O atleta esteve em cinco partidas e apenas duas delas como titular. O empréstimo dele junto ao Tricolor é até o final do ano e conta com opção de compra.

  • Eryc Castillo

Outro reforço do Coritiba para a temporada foi o equatoriano de 29 anos Eryc Castillo. Com passagem pela seleção de seu país, o atacante veio do Vitória após perder espaço na equipe baiana.

No Verdão, ele não teve muitas oportunidades e fez apenas cinco partidas, nenhuma como titular. A tendência é que ele retorne ao Vitória.

  • Gabriel Leite

Experiente goleiro de 36 anos, Gabriel Leite chegou para ser a terceira opção da meta do Coritiba e ajudar no desenvolvimento dos jovens goleiros Pedro Morisco e Benassi.

Ele tem contrato com o Verdão até o final do ano e não atuou pela equipe. Gabriel é natural de Curitiba e iniciou a carreira no Paraná Clube. O goleiro estava no Bangu RJ e esteve em campo por nove partidas no Campeonato Carioca.