PAO PAO FRANCES
Paraná tem 2.230 estabelecimentos voltados para a panificação: setor está em constante evolução (Franklin de Freitas)

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Pão. O alimento está presente nas mesas das famílias há mais de 6 mil anos e passou por diferentes culturas, tornando-se um mantimento indispensável.

No Paraná, o pão tem uma importância que vai muito além da alimentação. O estado é responsável por 7% da produção de no Brasil. De acordo com a Relação Anual de Informações, há 2.230 estabelecimentos voltados para a panificação no Paraná. Esse número coloca o Paraná como a quarta maior força do país no setor, que conta com mais de 31 mil estabelecimentos em todo o Brasil.

A cadeia de produção é responsável por empregar 257.700 pessoas. Deste número, 15.700 trabalhadores atuam no setor de panificação no Paraná. De acordo com o diretor da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo Pasa, que também atua no grupo de trabalho da panificação do Conselho Setorial de Alimentos e Bebidas, o setor não vende mais porque falta mão de obra qualificada.

Para Pasa, padeiros e equipes de atendimento ao público são as áreas com maior escassez. “Não fosse a disponibilidade de contratação de trabalhadores estrangeiros a situação estaria ainda mais crítica”, aponta. Ele complementa que esse é um obstáculo geral da indústria em vários segmentos. “Está muito mais difícil contratar profissionais especializados e o treinamento de novos entrantes leva um tempo, não é feita imediatamente”, justifica.

O empresário lembra ainda que os equipamentos e tecnologias disponíveis são outro desafio para o setor. “A indústria deveria repensar o porte do maquinário e avaliar os espaços dos estabelecimentos da panificação antes de projetá-los”, explica. “As lojas geralmente são de pequeno porte e não comportam equipamentos automatizados amplos. Uma alternativa seria desenvolver tecnologias mais compactas e com menor capacidade de produção por hora”.

PAO
PAO FRANCES
(Franklin de Freitas)

Ações para o Dia Mundial do Pão

Na região de Curitiba, padarias associadas ao Sipcep (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná) participam do Dia do Pão Francês sem imposto de 22,5% ao consumidor. A ação visa sensibilizar a população sobre a alta carga tributária incidente sobre esse item essencial, presente na vida de milhões de brasileiros.

Em Cascavel, estabelecimentos filiados ao Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado Do Paraná (Sindap) aderiram à campanha da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). A entidade lançou a campanha Pão Solidário, uma iniciativa que visa proporcionar apoio às famílias de panificadores, confeiteiros e trabalhadores do setor atingidos pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Foi criada uma receita pelo renomado Chef Luiz Farias e 50% dos recursos arrecadados pela venda deste pão serão destinados aos empresários da panificação do estado gaúcho. Outras panificadoras de Cascavel também ofertarão brindes aos clientes, com receitas especiais de pão para marcar a data.