(Franklin de Freitas)

O tempo com o amanhecer acinzentado desta quarta-feira, 16 de outubro, em Curitiba pode ser repetir, ao menos, até o sábado, 19 de outubro. O mesmo pode acontecer com as temperaturas, que começam na casa dos 15ºC e à tarde passam dos 25ºC. A possibilidade é de que, a partir das 10 horas, o sol apareça, mas chuvas ocasionais não estão descartadas à partir do meio desta tarde.

“Na região leste, em Curitiba Litoral, a temperatura não chega a esquentar tanto, mas há também possibilidade de alguma chuva passageira no período de maior aquecimento, ou seja, à tarde”, diz Samuel Braun, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Leia mais no Bem Paraná:

Braun explicou o avanço de áreas e linhas de instabilidade pelo estado do Paraná, ocorridas na tarde desta terça-feira 15 de outubro, como condição bastante típica dessa época de primavera, à medida que esquenta bastante e a disponibilidade de umidade é um pouco mais elevada.

Por isso, foram registradas chuvas, descargas atmosféricas e rajadas de vento bastante intensas, especialmente entre o oeste e o sudoeste e o centro-sul do estado.

Em Missal, o vento derrubou o salão de uma igreja perto do lago de Itaipu. Em Itaipulândia, casas foram destelhadas e até inundadas .Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o o temporal que atingiu o oeste do estado foi acompanhado de rajadas de ventos de até 80 km/h, com grande incidência de descargas atmosféricas.

Tempo típico da Primavera

Essa é uma condição bastante típica dessa época de primavera, à medida que esquenta bastante e a disponibilidade de umidade é um pouco mais elevada. Braun afirmou que como essa é uma situação comum para essa época do ano é provável que se repita ao longo do mês, agora de outubro, e ao longo da estação da primavera.

“Para essa, quarta-feira, 16, há uma tendência de que a chuva ocorra de forma mais localizada, especialmente no período da tarde”, diz Braun. “Essa probabilidade de chuva, aquela chuva mais passageira, é maior no interior do Paraná, em função até do calor que deve ser mais intenso.”

O meteorologista cita como exemplo, entre o sudoeste, oeste, noroeste e norte, onde as temperaturas podem superar a casa dos 30 graus. “Já na região leste, em Curitiba Litoral, a temperatura não chega a esquentar tanto, mas há também possibilidade de alguma chuva passageira no período de maior aquecimento, ou seja, à tarde.”

Para amanhã, quinta-feira, 17, a condição é bastante semelhante. “Nós temos principalmente a partir da tarde a condição para a formação de algumas áreas de chuva e no oeste e no sudoeste até não se descarta a ocorrência de alguma tempestade, mas de forma pontual.”

Para sexta-feira, 18, pode haver um incremento da instabilidade em função do avanço de um sistema frontal pelo oceano. “`Por isso o risco de tempestades volta a aumentar em praticamente todo o estado do Paraná”, finaliza.