Franklin de Freitas – Catedral de Curitiba;

A Visitas Guiadas à Catedral Basílica de Curitiba., criadas em 2016, fazem parte de um
roteiro de mediação. Durante o passeio, os visitantes têm informações sobre a história e os aspectos artísticos do principal templo católico de Curitiba. O espaço é, ao mesmo tempo, a instituição mais antiga da cidade (a Paróquia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, criada em 1668).

Na visita, os participantes conhecem os antecedentes da igreja (que envolve os dois templos anteriores). Junto com esse relato, os visitantes conhecem também a história da cidade; depois são levados a observar e conhecer todos os espaços que compõem o templo, observando neles vitrais, esculturas, mobiliário e pinturas.

As visitas são mensais, totalmente gratuitas, e acontecem sempre em algum sábado do mês (quase sempre no terceiro). As datas são divulgadas na semana que as antecede nas redes sociais da Catedral Basílica.

A visita tem duração aproximada de 2h45, iniciando às 9h, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.catedralcuritiba.com.

O mediador, Gabriel Forgati, é bacharel e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná.

O historiador enfatiza que a visita guiada não é estritamente religiosa e tampouco exclusivamente voltada ao público cristão católico. Forgati ressalta que é um roteiro que privilegia a história e as artes, e que tem como pano de fundo a religiosidade católica que atravessa esses aspectos.

As inscrições serão abertas hoje, a partir das 12h, no site www.catedralcuritiba.com.

As próximas edições de 2024 são:

19 de outubro

23 de novembro