b1f83b37-4b70-4e47-b83e-c6679ba105b8
Alunos na edição anterior da Mostratec. (Divulgação)

Vinte e sete trabalhos do Paraná estarão na 39ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Alunos de Curitiba, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Londrina, Palmas, Toledo e Umuarama vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2024, das 13h30 às 21h, com entrada franca.

O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 12 países e de 21 Estados da federação.

Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da sustentabilidade, educação, nutrição, saúde, biologia, sociedade e agricultura.

De Curitiba, do Colégio Sesi da Indústria – Boqueirão, vem o trabalho ECOPLASF – Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas – Fase II, apresentado por Maria Cecília Wunder de Oliveira, Laura de Paula Rosa e Vitória Simão Vernizi.

Já de Assis Chateaubriand, do Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand, é exposto o tema Uso de jogos digitais como estratégia educacional: o potencial do Minecraft Education na sala de aula, por Emily Caroline Melo de Souza e João Vitor Domiciano Lopes.

Da cidade de Campo Largo, do Colégio Sesi da Industria de Campo Largo, vem o título Complemento Alimentar Sênior, redigido por Isabelli Marques Faria e Gabriel Antonio de Lima Neto.

Do município de Cascavel, do Colégio Sesi da Indústria, vêm os temas Desenvolvimento de Método Padronizado para Prática de Germinação de Feijão, feito por Aline Campana de Souza e Julia Luersen Chaves Souza.

Linha Planetária: Uma Abordagem Sustentável para Eliminar o Uso de Combustíveis Fósseis no Lançamento de Objetos em Órbita, por Otavio Augusto Thomas Trevisan, Iesa Daniela Boér e Rute Santiago Soares.

Da EUREKA – Escola de Tecnologia e Pesquisa, vêm os projetos Vaccine Control: A elaboração de um dispositivo eletro eletrônico para medição e análise de um ambiente controlado para armazenamento de vacinas, realizada por Jean Rafael Kot.

DOMIHELPER – Auxiliando a conectividade entre paciente e instituto de internação domiciliar através de um dispositivo wireless com conexão wi-fi, por Lucas kazuo Nonose

Organ Box – O uso da tecnologia no auxílio do transporte e rastreio de órgãos no processo de transplante, por Rafaela Adlih Milanski Ribas.

Astroeducation: Dispositivo de integração de alunos e escolas com astronomia usando realidade aumentada, por Lucas Henrique Campos Bernart.

SIAF- Sistema de Inteligência Artificial para Fonoaudiologia, por Leonardo De Bortoli Zin.

PALEOSPECTARES – Sistema de Escaneamento e Análise de Fósseis, por Bernardo Damião Camargo.

Do Centro Estadual de Educação Profissional Agroinovação Professor Moacir Benedito Leme da Silva, são expostas as pesquisas Produção de Briquetes de Erva Mate: Uma Alternativa Sustentável Para a Geração de Energia, por Sara Teodorovitz Brocardo e Maria Eduarda Vieira Ferreira.

Hat: O Chapéu Acústico, feita por Raul Liebmam Scimeoni e Tobias Mioranza dos Santos.

Já de Londrina, do Colégio Interativa de Londrina, vêm os temas Cuidados Paliativos: Caracterização de classes de comportamentos a serem desempenhadas por profissionais da saúde – Fase II, pesquisado por Ana Beatriz Filgueiras Tsuboi.

Mesmo sofrida eu não me Kahlo: Permita-se sentir, escrito por Rafaela Sisti Orsi.

Do Colégio estadual civico-militar prof. Newton Guimarães vem o assunto Cascas de Laranja: Como seu descarte incorreto afeta o meio ambiente e como torná-las úteis, elaborado por Julia dos Reis Silva.

Do Colégio Londrinense é apresentado o assunto Utilização de glicose na adubação e irrigação de plantas, pesquisado por Vinícius Gaspar de Oliveira, Ana Carolina Murao de Souza e Thiago Romano Oliveria.

Do município de Palmas, do Sesi – Palmas, vêm os temas Motor de Propulsão Iônica em Ônibus Espaciais, redigido por Catheryne Gonçalves Pedrosso, Luiz Otávio Pichurski Guérios e Maiza da Silva Oliveira.

Biogs- Biogasolina Sustentável “Aperfeiçoamento de Combustíveis com Aditivos de Hidrocarbonetos Cíclicos Insaturados”, elaborado por Fábio Roberto Carvalho Machado, Maurren Vitória Santa Clara Padilha e Mariana Oliveira da Costa.

Por sua vez, de Toledo, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, são apresentadas as pesquisas Controle Alternativo do Ácaro (Aceria Litchii) e da Alga (Cephaleuros Virescens) Causador da Erinose, feita por Gustavo Felipe Miglioretto.

Extrato Vegetal: Uma Alternativa aos Agroquímicos no Controle do Fungo Colletotrichum Musae em Frutos da Bananeira -Fase V, feita por Fernanda Gracieli Gonçalves Jank.

A inclusão no ensino da Química: elaboração de materiais didáticos a partir da perspectiva deum aluno com transtorno do espectro Autista e TDAH, feita por Elias Tonial Correia.

Hydroblock: uma solução para o controle de alagamentos, feita por Douglas da Silva Raixz,

GUPPET: bebedouro alternativo, uma solução inteligente no combate da dengue, feita por Izabela Maria Belotto.

Uso de Extratos Vegetais como Acelerador de Velocidade de Germinação e Enraizamento para Orquídeas no Cultivo In Vitro, feita por Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda lucas.

Avaliação de Diferentes Extratos Vegetais no Controle do Fungo Do Maracujá ( Fusarium Sp.) – FASE III, feita por Vitória Hespanhol Goulart da Silva.

Por fim, de Umuarama, do Instituto Federal do Paraná – Campus Umuarama, vem o assunto Avaliação do potencial anti-inflamatório in vitro de creme enriquecido de β-ecdisona extraído a partir de Pfaffia Glomerata, realizado por Gustavo Marriqui do Nascimento.

No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Feevale, Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

O Sebrae continua como parceiro na realização da feira e a entidade também está colaborando na realização do evento.

A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec