trombone
Mostra instrumental traz grandes nomes a Curitiba. (Divulgação)

Curitiba recebe no dia 13 de novembro, às 13h, na Praça Jacob do Bandolim, a 1ª Mostra Itinerante de Música Instrumental: “Brasil Música Viva”, promovida pela rede de estúdios Vila Musical e Burburinho Cultural.

Serão seis horas de muito rock divididas em cinco apresentações gratuitas. O objetivo da mostra é ocupar locais públicos, valorizar os artistas que trabalham na área e, sobretudo, abrir espaço para a música instrumental brasileira através de concertos didáticos.

Após os shows, o público poderá interagir com os artistas que vão compartilhar técnicas, apresentar os instrumentos utilizados nas apresentações e a importância do músico na formação da sociedade. Todas as atividades contarão com medidas de acessibilidade como intérpretes de Libras e mediadores para auxílio ao público.

Outro propósito é formar plateias para a música instrumental, assim garantindo um presente e futuro de admiradores do ritmo musical que é para todos, sobretudo para jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para isso, a Mostra vai garantir a presença de estudantes de escola pública no momento.

Segundo Rafael Galhardo, proprietário do Vila Musical, com o avanço da tecnologia, muitas canções deixaram de ser entoadas pelos instrumentos musicais sendo substituídos por aplicativos. “Estamos percebendo que os jovens estão cada vez mais afastados das músicas instrumentais. Estão mais envolvidos com os remix e músicas acompanhadas de um refrão forte ou apenas refrão, muito comuns nos hits do Tik Tok”, explica.

Com a evolução da tecnologia, a música se transforma constantemente, mas a essência dos instrumentos e a magia da música ao vivo continuam a desempenhar um papel fundamental na nossa cultura. “Queremos apresentar aos adolescentes novas estruturas e caminhos para fazer música, mostrando como os instrumentos podem enriquecer essa produção. É essencial valorizar e explorar essa riqueza sonora, revelando a beleza da música instrumental, que emociona e encanta, algo que jamais será substituído por aplicativos”, reforça Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural.

Programação
A primeira apresentação, às 13h, será feita pelo Trio Instrumental Metais. Às 14h tem Black Bandana com uma viagem instrumental com os hits da Red Hot Chilli Peper, composto por bateria, guitarra, baixo e violão.

A terceira apresentação ficará por conta da Amazing, com o setlist da banda americana, Aerosmith.

Às 16h quem vai encantar o público será a Pigs & Diamonds apresentando um rock psicodélico com as melhores canções da banda britânica Pink Floyd. Desde 2009 a Pigs & Diamonds é aclamada por reproduzir o legado sonoro da icônica banda criada em Londres nos anos 60. Todas as músicas serão tocadas com bateria, guitarra, baixo, violão e teclado.
A Rock Concert finalizará a tarde musical.

Três capitais
Além da capital paranaense, São Paulo e Rio de Janeiro também foram contempladas pelo projeto Brasil Música Viva!. Ao todo serão 15 concertos de música instrumental. No Rio de Janeiro dia 06, em Curitiba dia 13; encerrando em São Paulo, dia 23.

Lei de Incentivo
O Brasil Música Viva é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ExxonMobil, realização da Vila Musical em parceria com a Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução Governo Federal.

Serviço:
Data: 13/11/2024
Local: Praça Jacob do Bandolim, Rua Mateus Leme 66, São Francisco
Horário: 13h às 18h
Gratuito
Outros locais:
São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)

Patrocínio:
Lei Federal de Incentivo à Cultura e ExxonMobil
https://exxonmobil.com.br/
Realização:
Vila Musical https://www.vilamusical.com.br/ |
https://www.instagram.com/vilamusical/
Burburinho Cultural https://burburinhocultural.com.br/ |
https://www.instagram.com/burburinho_cultural/