WhatsApp-Image-2024-10-20-at-11.35.10
Advogado Paulo Henrique de Arruda Gonçalves

Morreu neste último domingo, 20 de outubro, o advogado Paulo Henrique de Arruda Gonçalves. Ele tinha 79 anos. A OAB publicou uma nota de pesar sobre a morte do advogado.

Nascido na capital paranaense em 3 de julho de 1945, Arruda Gonçalves formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na turma de 1967, cursando em seguida o mestrado em Direito Civil. Além de exercer a advocacia, lecionou Direito Civil na Faculdade de Direito da UFPR e na Faculdade de Direito de Curitiba, atualmente Unicuritiba.

Pertencia a uma família de advogados, dentre os quais o detentores da medalha Vieira Netto Edni Arruda e Alfredo de Assis Gonçalves Neto, este ex-presidente da OAB Paraná, e primo da ex-ministra Denise Arruda. Seu filhos Renato e Fernando também se tornaram advogados.

No sistema OAB, onde estava inscrito sob o número 3841, teve intensa participação. Foi eleito conselheiro estadual em diversas gestões, a primeira delas em 1990. Foi membro da Comissão de Seleção; compôs bancas examinadoras de concursos para preenchimento de cargos de juiz, integrou as comissões de Direito de Família, Ensino Jurídico e Honorários Advocatícios e compôs a Comissão Temática para a 1ª Conferencia Estadual de Advogados do Estado do Paraná, em 1996. Em 2018, recebeu um da seccional um diploma pelo exercício ininterrupto e ilibado da advocacia, ao lado de colegas com o mesmo tempo de militância.

Sua atuação foi também destacada no Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), no qual ingressou em 1981. Arruda Gonçalves presidiu o IAP por duas gestões: de 1993 a 1995 e de 2001 a 2003. O relato dessa atuação pode ser visto no depoimento que prestou em 2018, para o Projeto Memória IAP (confira aqui).

O velório será na sala Jade, da Capela Vaticano, nesta segunda-feira, 21 de outubro, das 8 às 13 horas. O corpo será posteriormente cremado.