Treino: Paysandu x Coritiba
Treino do Coritiba (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba enfrenta o Paysandu nesta quarta-feira (dia 23) às 19h30, em Belém, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paraense está em 14º lugar da Série B, com 37 pontos, dois pontos acima da zona de rebaixamento. A equipe paranaense figura na 8ª colocação, com 47 pontos, seis pontos atrás do G4.

Quarto pior mandante

O time do Pará é o quarto pior mandante da competição, com 6 vitórias, 6 empates e 4 derrotas em casa. Nos últimos cinco jogos nos seus domínios, foram 3 vitórias e 2 derrotas.

Quarteto ex-Coritiba

O Paysandu conta com quatro jogadores com passagem pelo time paranaense. Clique aqui para saber mais.

Escalação do Coritiba

O técnico Jorginho não vai contar com o volante Vini Paulista, expulso na vitória por 3 a 0 sobre o Vila Nova, em Goiânia. O jogador cumpre suspensão automática. O mais cotado para o lugar dele é o volante Zé Gabriel. Outra possibilidade é o meio-campista Matheus Bianqui entrar nessa posição.

Relacionados
Relacionados para o jogo em Belém (Crédito: Divulgação/Coritiba)

Defesa
No último jogo, o zagueiro Benevenuto foi substituído por Maurício Antonio no segundo tempo, após atuação irregular e receber um cartão amarelo. Os dois disputam posição para a partida desta quarta-feira.

Esquema tático

Jorginho vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como referência para se defender e para as transições. Na linha de três, Josué é o armador centralizado, entre dois extremos (Lucas Ronier na direita e Matheus Frizzo na esquerda).

Coxa-4231
O esquema tático 4-2-3-1 do Coritiba contra o Vila Nova (Crédito: Reprodução/sharemytactics)

Variação
Contra o Vila Nova, o Coritiba usou o 3-2-5, com Sebá Gómez recuado, ao lado dos zagueiros. Josué e Vini Paulista eram os dois centralizados no meio-campo. Nesse formato, os dois laterais viravam pontas e os dois extremos (Ronier e Frizzo) se aproximavam do centroavante.

Coxa-325
O formato 3-2-5 usado pelo Coritiba para atacar o Vila Nova (Crédito: Reprodução/sharemytactics)

Retrospecto

O Coritiba leva grande vantagem sobre o Paysandu no retrospecto histórico. Em 22 duelos entre os dois, o Coxa venceu 11 e empatou sete. O time do Pará só ganhou três vezes – a última vez foi em 2014, pela Copa do Brasil. Naquele ano, a equipe paranaense venceu por 2 a 0 o jogo de ida da terceira fase e perdeu por 2 a 1 o jogo de volta, avançando na competição.

Contando apenas os duelos com mando do Paysandu, são três vitórias do time do Pará, cinco empates e quatro vitórias do Coxa.

PAYSANDU x CORITIBA
Paysandu: Matheus Nogueira; Bryan, Wanderson, Luan Freitas (Quintana) e Lucas Maia; João Vieira e Matheus Trindade; Paulinho Bóia, Robinho e Borasi; Nicolas (Ruan Ribeiro). Técnico: Marcio Fernandes
Coritiba: Pedro Morisco; Natanael, Benevenuto (Maurício Antonio), Bruno Melo e Jamerson; Sebá Gómez e Zé Gabriel; Lucas Ronier, Josué e Matheus Frizzo; Júnior Brumado. Técnico: Jorginho
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Local: Curuzu, em Belém (PA), quarta-feira às 19h30
TV: Premiere e Sportv