Curitiba deve ter uma ‘tempestade’ de pesquisas eleitorais nos últimos dias antes do segundo turno da eleição municipal. Segundo dados do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onze sondagens estão registradas para serem divulgadas entre a quarta-feira (23) e o sábado (26 de outubro), véspera do pleito. Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) são os candidatos que seguem na disputa pela Prefeitura de Curitiba, numa corrida eleitoral que promete ser a mais disputada do século, pelo menos, na Capital.
- Sabatina Bem Paraná: Eduardo Pimentel afirma que vai fazer concursos na Prefeitura e que não quer mudar a ideologia de ninguém
- Sem adesões locais, Cristina Graeml exibe apoios de fora do Paraná. Pedro Simon surpreende
Os primeiros levantamentos devem ser divulgados já nesta quarta-feira (23), para quando há duas pesquisas agendadas. “Devem” porque é possível que os levantamentos sejam impugnados pela Justiça Eleitoral (a pedido da coligação de algum dos candidatos, por exemplo) ou mesmo que os resultados acabem não sendo divulgados pelos institutos que realizaram o levantamento.
De toda forma, as pesquisas que estão marcadas para sair em breve são as realizadas pelo Mapa Marketing (e contratada pelo Jornal O Correio do Povo) e outra feita pelo DataMG (a pedido do Portal Vox de Comunicação). Ambos os estudos apresentam a mesma metodologia, com entrevistas telefônicas.
No dia seguinte, a quinta-feira (24), deve sair o levantamento feito pelo Paraná Pesquisas e contratado pela TV Bandeirantes. Diferente dos dois levantamentos já citados, essa pesquisa é realizada com entrevistas pessoais.
Já na sexta-feira (25) e no sábado (26), um verdadeiro turbilhão de sondagens eleitorais. É que para cada dia está marcada a divulgação de quatro pesquisas.
No dia 25, o Instituto 100% Cidades, a Radar Inteligência, o Studio Pesquisas e mais uma vez o Mapa Marketing (contratado pelo Jornal O Correio do Povo) devem divulgar seus levantamentos.
Finalmente, na véspera da eleição será vez da Quaest Pesquisas (contratada pela RPC), o Instituto Veritá, a AtlasIntel (que faz suas sondagens com base em questionários online) e a IRG Consultoria (contratada pela TV Independência) publicarem outras quatro pesquisas.
Abaixo, você confere mais detalhes sobre cada um dos levantamentos a serem divulgados. Importante lembrar, ainda, que o prazo para registro de pesquisas eleitorais referentes ao segundo turno da eleição municipal se encerrou na última segunda-feira (21). Ou seja, nenhum outro levantamento poderá ser registrado até o dia da eleição, embora aqueles já informados à Justiça Eleitoral possam ser divulgados a qualquer momento, até no dia do próprio pleito.
Pesquisas sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba registradas na Justiça Eleitoral
Mapa Marketing/ Jornal O Correio do Povo
Número de identificação:
Data de Divulgação: 23/10 (quarta-feira)
Metodologia: Entrevistas telefônicas
Número de entrevistados: 800
Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais
DataMG/ Portal Vox de Comunicação
Número de identificação: PR-04376/2024
Data de divulgação: 23/10 (quarta-feira)
Metodologia: Entrevistas telefônicas
Número de entrevistados: 600
Margem de erro: 4 pontos porcentuais
Paraná Pesquisas/ TV Bandeirantes
Número de identificação: PR-07180/2024
Data de divulgação: 24/10 (quinta-feira)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas pessoais
Número de entrevistados: 940
Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais
100% Cidades
Número de identificação: PR-08354/2024
Data de divulgação: 25/10 (sexta-feira)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas telefônicas
Número de entrevistados: 800
Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais
Radar Inteligência
Número de identificação: PR-05989/2024
Data de divulgação: 25/10 (sexta-feira)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas pessoais
Número de entrevistados: 816
Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais
Mapa Marketing/ Jornal O Correio do Povo
Número de identificação: PR-07967/2024
Data de divulgação: 25/10 (sexta-feira)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas telefônicas
Número de entrevistados: 800
Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais
Studio Pesquisas
Número de identificação: PR-00686/2024
Data de divulgação: 25/10 (sexta-feira)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas individuais
Número de entrevistados: 800
Margem de erro: 3,5 pontos porcentuais
Quaest Pesquisas/ RPC
Número de identificação: PR-00452/2024
Data de divulgação: 26/10 (sábado)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas pessoais
Número de entrevistados: 1.002
Margem de erro: 3 pontos porcentuais
Instituto Veritá
Número de identificação: PR-01759/2024
Data de divulgação: 26/10 (sábado)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas individuais
Número de entrevistados: 1.610
Margem de erro: 2,5 pontos porcentuais
AtlasIntel
Número de identificação: PR-08211/2024
Data de divulgação: 26/10 (sábado)
Metodologia de pesquisa: Questionário web
Número de entrevistados: 1.200
Margem de erro: 3 pontos porcentuais
IRG Consultoria/ TV Independência
Número de identificação: PR-00012/2024
Data de divulgação: 26/10 (sábado)
Metodologia de pesquisa: Entrevistas telefônicas
Número de entrevistados: 900
Margem de erro: 3 pontos porcentuais