PRAIA DE CAIOBA
Temporada começa oficilamente no final de dezembro, mas desde já otimismo toma conta (Franklin de Freitas)

O verão 2024/2025 começa só no dia 21 de dezembro, mas desde já os preparativos e as expectativa para a temporada estão à mil. No Litoral do Paraná os comerciantes estão com boas perspectivas desde já.

“Com a chegada do verão, esperamos um aumento significativo de 70% em comparação aos outros meses do ano. Já em relação ao verão passado, estamos projetando um crescimento de 30% a 40%, impulsionado pelo maior número de turistas e pelo aumento na ocupação dos estabelecimentos locais”, conta Antônio Carlos Guimarães, proprietário do Senhor Sushi, restaurante de Guaratuba.

O otimismo vem de pesquisas que mostram a intenção do brasileiro em viajar na temporada de verão, sendo que as praias são o destino preferido.

Outro fator é o clima. Com a previsão de tempo quente na estação, preferencialmente o Litoral se torna um atrativo quase insuperável. Além disso, o fator econômico tem dado bons indícios de que as famílias vão aproveitar mais esta temporada.

O movimento para o Litoral do Paraná normalmente já cresce semanas antes do início do verão. Em setembro, por exemplo, os finais de semana tiveram na média movimento de mais de 70 mil veículos circulando pela BR-277, entre Curitiba e o Litoral.

E, depois deste fim de semana de segundo das eleições municipais, o fluxo grande nos finais de semana deve se tornar mais comuns neste trajeto.

Instrutores

A Secretaria de Estado do Esporte, seleciona acadêmicos de instituições de ensino superior, públicas e privadas, para atuarem nas atividades do Verão Maior Paraná 2024/2025. As incrições terminam na próxima sexta-feira.

“É uma oportunidade excelente para acadêmicos de diversas áreas, são 40 dias de estágio remunerado e uma vivência profissional de muito aprendizado e responsabilidade, uma experiência única que certamente levarão para a vida profissional e pessoal”, disse o coordenador do projeto de seleção, Mauro Cachel.

Limpeza

O verão também aquece a demanda por produtos de higiene. A Ripz, fábrica especializada na produção de papéis para higiene, registrou no último verão um aumento de 55% nas vendas para as cidades do litoral do Paraná. O crescimento foi impulsionado por hotéis, pousadas, restaurantes e comércios locais que se preparam para receber o grande fluxo de turistas.

“A demanda por produtos de higiene cresce consideravelmente nessa época, especialmente em cidades turísticas. Os estabelecimentos se antecipam para garantir que o estoque seja suficiente para atender o aumento de fluxo, o que reflete em um crescimento expressivo nas nossas vendas”, diz Mirian Rieper, diretora comercial da Ripz, que também conta com sua matriz em Guaratuba.

Assim como o Senhor Sushi e a Ripz, outras empresas que desejam aproveitar o potencial de consumo no litoral durante o verão podem adotar estratégias específicas para alavancar as vendas. “Planejamento de estoque, logística eficiente para garantir o abastecimento, e a contratação de mão de obra temporária são algumas das medidas que tomamos no período”, complementa Rieper.

Verão Paraná começa em 28 de dezembro

A nova edição do Verão Maior Paraná está prevista para o período de 28 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores.
No Verão Maior Paraná 2023/2024, veranistas e moradores puderam participar de diversas atividades recreativas oferecidas pela SEES nos oito postos fixos espalhados nos balneários de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-la, Porto Rico e São Pedro do Paraná. Cerca de 1,7 milhão de pessoas passaram pelas atividades esportivas e de lazer realizadas diariamente, como caminhada, alongamento, dança, ginástica, escalada, tirolesa, nas quadras esportivas e desafios infantis.