49673446677_48976f7dee_k
Após Verão Maior Paraná, março começa com dois novos eventos esportivos no Litoral

Os eventos esportivos realizados em Curitiba poderão ter publicidade. Isso está previsto no projeto aprovado em segunda votação, nesta quarta-feira, 23 de outubro, pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba. Com a medida, os eventos poderão ter agora publicidade temporária.

A ideia é fomentar ainda mais os eventos esportivos em Curitiba, já que traz um incremento na geração de emprego e renda. Agora o projeto segue para sanção do Prefeito e assim que sancionada a lei, as regras entrarão em vigor 180 dias, ou seja, seis meses após sua publicação no Diário Oficial.

A regulamentação irá fomentar a economia da cidade, na medida em que irá contribuir com a geração de emprego e renda através dos eventos esportivos. No País, há algo em torno de 3,2 milhões de empregos diretos no país relacionados aos eventos, e os eventos esportivos estão neste meio.

Em 2023, Curitiba realizou mais de 130 eventos esportivos realizados com a chancela da Prefeitura ou em espaços públicos, o que diretamente esta lei afetaria. Para se ter ideia deste mercado, de acordo com dados da ABRAPE (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), o hub setorial de eventos é responsável por 3,8% do PIB nacional.

O projeto de lei aprovado conta com algumas condições, como: a atividade deve ter sido licenciada pela Prefeitura de Curitiba, todas as campanhas de publicidade devem ser atreladas às marcas e aos produtos relacionados ao promotor e parceiros do evento e ainda as peças de propaganda devem ser imediatamente retiradas após o término das atividades.

O projeto é do vereador Marcelo Fachinello (Podemos). “Todos sabemos que Curitiba tem se inserido na rota de grandes eventos dos mais variados segmentos, impulsionando e movimentando a economia e atraindo altos investimentos para a cidade, além de contribuir para a criação de empregos formais e informais. Ao permitir que empresas divulguem seus produtos ou serviços durante esses eventos, certamente, haverá mais atividades esportivas, movimentando a economia local e promovendo a cultura esportiva”, justificou o parlamentar ao debater o assunto em plenário.