Escolher o melhor processador para o seu computador ou notebook nem sempre é fácil, ainda mais com as diversas opções que encontramos na atualidade.
Assim sendo, neste artigo apresentaremos qual é a marca mais indicada de processadores, entre AMD ou Intel, levando em consideração os diferentes tipos de uso, as vantagens e desvantagens. Confira!

Saiba se o AMD ou Intel é melhor para sua atividade
Escolher o processador ideal partindo do uso pretendido do seu dispositivo é a melhor opção. Veja abaixo:

Para uso geral
Em relação ao uso geral, é possível definir ambas as marcas como boas escolhas. Tanto a Intel, quanto a AMD podem oferecer um bom desempenho para as atividades gerais que também envolvem produtividade. O que deve ser destacado é que os processadores AMD podem sair mais em conta quando se tratam destes objetivos, já que possuem boa velocidade, bom desempenho para estudantes e trabalhadores ou jogadores casuais e cabem no bolso.

Para jogos
Os processadores mais indicados, no caso dos jogos de alta performance, são da marca Intel. A velocidade de clock encontrada nos equipamentos desta marca é considerada excepcional, o que auxilia na rodagem de games intensos de maneira satisfatória, sem lentidão ou travamentos que dificultam a fluidez durante as partidas.
Também existem modelos AMD com um bom desempenho, porém se você busca uma máquina capaz de realizar esta atividade em específico com eficácia, processadores Intel são mais interessantes a fim de assegurar uma excelente experiência de consumo.

Para mais opções de principais linhas de processadores para jogos, não deixe de conferir os 10 melhores PC Gamer de 2022 e as suas gerações mais indicadas para cada tipo de jogo!

Para melhores gráficos
Os processadores AMD são considerados melhores para garantir a produção de trabalhos gráficos altamente qualificados. O AMD Ryzen é capaz de oferecer seus próprios gráficos integrados, o que é excelente para designers que confeccionam logos, artes ou realizam outros tipos de funções relacionadas.
Contudo, é interessante salientar que a Intel tem lançado novos modelos que apresentam um desempenho interessante em relação a este tipo de atividade. Indicamos a leitura completa de os 10 melhores notebook para designer de 2022 caso o seu interesse for pelos modelos dessa área.

Sobre a AMD
Veja a seguir mais informações sobre a AMD, suas gerações de processadores e as principais áreas de atuação na atualidade.

Quais são as vantagens da AMD?
Uma das principais vantagens dos processadores da AMD é a acessibilidade. O preço dos modelos é bem mais em conta e a quantidade de núcleos presente em muitos deles faz compensar. Para quem procura um bom custo-benefício, a AMD pode fornecer opções interessantes, já que não deixa a desejar no quesito desempenho.

Além disso, a placa de vídeo integrada torna o diferencial do preço ainda mais surpreendente, já que pode desempenhar as funções voltadas para os trabalhos gráficos e também para rodar com eficácia jogos menos pesados.

Quais são as desvantagens da AMD?
A desvantagem mais destacada nos processadores da AMD está relacionada com a potência energética, uma vez que muitos dos usuários relatam um consumo excessivo de energia, assim como, problemas com superaquecimento. O motivo apontado para estas questões é a quantidade de núcleos, que apesar de ser uma vantagem pode acabar se tornando um porém.

Gerações de processadores da AMD
Atualmente é possível encontrar quatro gerações de processadores AMD, sendo elas: Zen, Zen+, Zen 2 e Zen 3. Para identificar a geração do modelo desejado, basta seguir a lógica do seguinte exemplo seguindo o modelo AMD Ryzen 9 3950X. A nomenclatura Ryzen diz respeito a família de processadores, o número 9 significa a potência ou o público alvo a qual foi destinado. O número 3 diz respeito à geração, que neste caso é a 3º ou Zen 2. O número 9 que aparece seguido da geração, representa a performance, que aqui é altamente qualificada.

Os números 50 demonstram o valor SKU ou velocidade speed bump. Por fim, a letra X representa o sufixo de poder e diz respeito à uma alta performance de funcionamento. Sabendo disso, antes de selecionar o seu processador AMD, procure aplicar esta pequena fórmula para identificar a geração e as demais especificações do modelo.

Grandes marcas de computadores usam esta linha de processadores pelo seu alto desempenho. Caso você esteja em dúvidas sobre qual modelo de dispositivo escolher e sua geração de processador, não deixe de conferir os 20 melhores notebooks de 2022 e veja as principais dicas de seleção.

Sobre o processador Intel
A Intel é uma ótima opção de processadores também, veja suas vantagens e desvantagens dos processadores da marca, geração de equipamentos e áreas de atuação na atualidade.

Quais são as vantagens da Intel?
Os processadores da Intel são mais populares e prezam especialmente pelo quesito qualidade. Com isso, a marca é considerada excelente, capaz de desenvolver equipamentos duráveis e resistentes, com um desempenho eficaz, cuidando para que o consumidor possa ter uma ótima experiência de uso.

A Intel desenvolve processadores com uma grande memória de cache, o que influencia diretamente no desempenho dos diferentes modelos. Deste modo, é possível rodar jogos considerados de alta performance, além de oferecer aos usuários boa desenvoltura em inúmeras atividades simultâneas.

Quais são as desvantagens da Intel?
A principal e uma das únicas desvantagens dos processadores da Intel é o preço. O custo-benefício dos produtos é elevado e muitas vezes pela popularidade, os modelos da marca acabam sendo vendidos por um valor mais caro mesmo quando comparados com os da AMD, que apresentam critérios semelhantes.

Linhas de processadores da Intel
A Intel iniciou a microarquitetura Core no ano de 2010. Atualmente é possível encontrar três modelos de processadores Core, sendo eles: i3, i5 e i7. A nomenclatura Core diz respeito a família de processadores e a sigla i3 significa a linha básica. O número 6 diz respeito à geração, que neste caso é a 6º da linha i3. Já o número 006, que aparece seguido da geração, representa o código do modelo.

Por fim, a letra U tem o significado “Ultra Low Power”, ou seja, representa que este modelo em específico possui baixo consumo de energia no caso dos laptops. Sabendo disso, antes de selecionar o seu processador Intel, procure aplicar esta pequena fórmula para identificar a geração e as demais especificações do modelo.

AMD ou Intel: escolha a sua favorita!
Tanto a AMD quanto a Intel são marcas qualificadas, capazes de fornecer experiências interessantes para os consumidores, no entanto, é necessário levar em consideração as atividades que você deseja realizar com sua máquina, a fim de definir o processador mais adequado para as suas necessidades.

Esperamos que as informações presentes neste artigo possam esclarecer suas principais dúvidas em relação a Intel e a AMD. Agradecemos por nos acompanhar até aqui e não deixe de ver mais dicas de produtos tech no Portal Vida Livre.