Divulgação/Positivo

Em 2022, Curitiba completa 329 anos e a Universidade Positivo – UP tem muito orgulho em fazer parte da história da capital do Paraná. Há mais de 30 anos, colabora com a realização do sonho da graduação dos paranaenses. Afinal, são cerca de 30 mil profissionais formados ao longo desses anos, que se empenham para uma Curitiba e um Paraná cada vez melhores.
  
A missão da Instituição é oferecer um ensino de qualidade, integrado às funções acadêmicas de pesquisa e extensão, que orientam as ações institucionais no sentido de assegurar formação integral aos seus alunos, compreendendo a sua melhor capacitação nas áreas a que estão vocacionados, aliada a uma sólida formação ética e ao compromisso com o desenvolvimento da região e a promoção do bem-estar coletivo, refletindo diretamente no desenvolvimento humano e social da cidade e do estado. 
  
Hoje, a UP é reconhecida como uma das principais instituições de ensino superior do Paraná, com cursos conceito máximo no ENADE, entre eles o de Medicina, além do Selo OAB recomenda no curso de Direito, entre outras inúmeras conquistas. Isso se dá graças a todos os curitibanos que confiaram no comprometimento da Instituição quando tudo começou em 1988. “Ficamos honrados em saber que fazemos parte da história de Curitiba e, mais do que trazendo estrutura de qualidade, tecnologia de ponta e educação de excelência para os Curitibanos, nós estamos formando profissionais aptos para atenderem a população da região sul e de todo o país com um olhar humano e empático. Vocês poderão contar com psicólogos, médicos, profissionais de educação física, juristas, engenheiros, administradores, fisioterapeutas e tantos outros profissionais capacitados e engajados em levar qualidade de vida e serviços excepcionais para a sociedade”, afirma o Prof. Dr. Roberto Di Benedetto, Reitor da UP.

Vida de volta ao campus

E nesse momento que todos comemoram o aniversário da cidade, a UP comemora junto de sua comunidade acadêmica o esperado retorno presencial ao campus. A retomada trouxe vida de volta às modernas salas de aula, aos laboratórios com tecnologia de ponta e aos mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede. No qual seus alunos nos mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, seis programas de mestrado e doutorado, além dos cursos de educação continuada, podem vivenciar a plena experiência universitária.

E com objetivo de levar novas experiências, tanto aos calouros quanto aos estudantes que tiveram boa parte do ensino de forma remota, os professores e colaboradores se prepararam uma semana acadêmica com diversas atividades voltadas para adaptação à vida acadêmica. “Estávamos ansiosos com esse retorno e preparamos tudo para que os estudantes experimentem o que a Universidade tem para oferecer de conhecimento, ciência, experiência, além de esporte e cultura”, afirma o Reitor.

Foto: Divulgação

O compromisso com a comunidade

A Universidade Positivo acredita que a educação é a chave para a mudança e para o desenvolvimento de um país mais próspero em todos os sentidos. Por isso, sempre visou além de educar, formar pessoas e profissionais engajados e preocupados com o mundo ao seu redor.

Atualmente, a Instituição oferece 10 serviços à comunidade – sendo nove deles gratuitos – dentro das estruturas da Universidade, além de oito realizados em parceiros. “Em 2021, mesmo com alguns serviços ainda sendo realizados de forma remota, ao todo, cerca 14 mil moradores de Curitiba e região foram beneficiados por atendimentos na área da saúde, comunicação e jurídica”, explica o Reitor.
 
Além disso, o objetivo da Universidade Positivo em incentivar o esporte e a cultura também segue intacto. “Nós estamos sempre trabalhando para trazer essas duas questões para próximo do aluno e dos curitibanos. Estamos recebendo, novamente, os jogos da Superliga Feminina de Vôlei, exposições culturais, entre outras diversas ações de grande porte. Nosso ideal é tentar ao máximo utilizar nossas estruturas para beneficiar a comunidade, pois essa é a nossa forma de retribuir a confiança que os curitibanos depositaram em nós. Além de aproximar cada vez mais a cultura local dos nossos estudantes”, finaliza o reitor.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

O conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) pauta o planejamento da Universidade Positivo para os próximos anos. Essa preocupação permite não apenas o alinhamento com a Agenda 2030 da ONU, mas faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020 a 2024 da UP que terá a EDS como diretriz norteadora de sua forma de realizar a pesquisa, o ensino, a gestão da universidade e o relacionamento com a sociedade.

O documento oferece um plano de como vários setores podem ajudar a impulsionar a saúde planetária. Para o Reitor Prof. Dr. Roberto Di Benedetto participar de uma iniciativa tão relevante é mais um passo rumo a um dos principais objetivos da Universidade. “Temos como meta formar profissionais e cidadãos competentes para liderar mudanças transformadoras em seus campos de atuação, além de comprometidos com as presentes e futuras gerações. Por isso, fazer parte do documento é um primeiro passo para começarmos com mudanças locais para então chegarmos ao âmbito global”, destaca.

Essa EDS assume a responsabilidade de gerar conhecimentos relevantes, habilidades profissionais, atitudes sociais e inovações necessárias para um futuro sustentável. Os egressos da UP devem ser profissionais e cidadãos competentes para liderar mudanças transformadoras em seus campos de atuação e comprometidos com as presentes e futuras gerações no âmbito local, regional, nacional e internacional.

Foto: Bruno Covello

Vivencie a UP

Frente ao novo momento e aos constantes desafios, a Universidade Positivo segue se reinventando e inovando, mantendo seu compromisso com a comunidade e entorno, ultrapassando a barreira da sala de aula. Para mais informações sobre a UP, clique aqui.