FABIANO MAISONNAVE E FERNANDO CANZIAN
RECIFE, PE – Um dos sete ocupantes do avião que caiu em Santos nesta quarta-feira (13), o fotógrafo e cinegrafista Marcelo Lyra, 37, estava encarregado de produzir vídeos na internet para a campanha de Eduardo Campos.
Natural de Olinda (PE), cidade vizinha ao Recife, Lyra era bastante ativo no mundo da fotografia pernambucana. Foi um dos fundadores da agência Olhonu e participou do coletivo Santo Lima, ambos no Recife.
“O Marcelo era uma das pessoas com mais bom astral que você pode encontrar na vida”, descreve a amiga Lais Vieira, atriz. “Ele tinha um jeito de ver beleza em muitas coisas, inclusive no que não era muito bonito.”
Em 2007, Vieira apresentou Marcelo a sua mulher, a também atriz Paulina Albuquerque. O casal teve um menino, nascido no ano passado -o fotógrafo tem também uma filha adolescente, de um relacionamento anterior.
Amigo desde 1998 e parceiro em alguns projetos, o também fotógrafo Beto Figueiroa disse que Lyra “era uma pessoa que já nasceu velha, sabia um monte de várias coisas. Ele ia virar diretor, a sua cadeira estava reservada, só faltou tempo.”
Além da fotografia, a grande paixão de Lyra era o skate. Ele produziu alguns vídeos sobre o esporte, publicados no Youtube. “Ele ia de skate para o estúdio, sempre misturou trabalho com diversão”, relembra Vieira.
“A gente está dormente com tudo que aconteceu”, afirmou Figueiroa. “Mas agora temos de enterrá-lo e guardar as fotos e os vídeos, pra depois ensinar ao filho quem ele era.”
ACIDENTE
Além de Lyra, morreram também o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, Alexandre Severo (fotógrafo oficial da campanha), Pedro Valadares (ex-deputado e assessor do candidato) e Carlos Percol (assessor de imprensa), Marcos Martins (piloto ) e Geraldo Cunha copiloto.
Os restos mortais removidos do local do acidente foram levados na quarta-feira (13) à unidade do IML (Instituto Médico Legal) na rua Teodoro Sampaio, no bairro Pinheiros, em São Paulo. A Aeronáutica investiga a queda.