O grupo de atores reunidos no Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio estreia novo espetáculo hoje no Teatro Novelas Curitibanas. Rafael Camargo, Cristiane de Macedo e Diego Marchioro apresentam Cronópios da Cosmopista – Um antimusical psicodélico, criação do grupo inspirada na obra do escritor argentino Julio Cortázar. A peça fica em cartaz de quinta-feira a domingo, às 20 horas, até 29 de setembro, com entrada franca.

O novo espetáculo surge na esteira do trabalho de pesquisa e descoberta de linguagens do universo teatral, desenvolvido pelo grupo a partir da montagem Amoradores de rua, prêmio Miriam Muniz/Funarte 2009/2010. Depois, vieram as montagens de END e Uma entre mil histórias de amor (2011), mergulho na obra do diretor e artista plástico Raul Cruz e, na sequência, O buraco da fechadura, comemorando o centenário de Nelson Rodrigues.

Rafael Camargo desenvolve de maneira intensa caminhos já apontados em suas criações anteriores, a não ação física como estética do seu teatro, agora transitando pelo gênero musical. Como cantar e dançar no teatro da inação? Que coreografias seriam possíveis para o ator imóvel? O jogo tange a um mergulho de questões estéticas, existenciais e subjetivas. Os não personagens estabelecem uma relação através de uma situação, de uma relação, de um contexto. Nada somos, apenas estamos, nos diz Cortázar. Atravessamentos.

Agora, a ideia foi montar um texto inédito, inspirado na obra de Cortázar, ícone da literatura latino-americana, propondo um jogo de espelho entre o escritor, sua obra e o olhar deste grupo de artistas, que recriam, dialogam e propõem um outro jogo, com novas cartas e possibilidades. Nesta nova empreitada, o diretor e dramaturgo Rafael Camargo desenvolve de maneira mais intensa caminhos já apontados em suas criações anteriores, a não ação física como estética do seu teatro, agora transitando pelo gênero musical. Como cantar e dançar no teatro da inação? Que coreografias seriam possíveis para o ator imóvel? São as questões postas pelo grupo para induzir um mergulho em questões existenciais, profundas e subjetivas.

Cronópios da Cosmopista apresenta ao receptor, fragmentos de textos reinventados, canções, poemas e frases que dão o lastro e servem de fio condutor para a criação do texto. Neste redemoinho do realismo fantástico de Julio Cortázar reza um mundo envolto em outros mundos, que se desdobram e se fundem e o fim e o começo sem cronologia e as vezes paralelos nos dão e nos retiram o chão.O Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio vem se estruturando e se dedicando a trabalhos experimentais, criados por meio de processos colaborativos, nos quais os atores, diretor, dramaturgo e equipe são todos artistas criadores. O grupo dá ênfase ao teatro que reflete sobre a expressão artística e discute temas inerentes ao ser humano, portanto, temas atuais e relevantes, que se comunicam com o seu tempo.

Serviço:
Espetáculo teatral Cronópios da Cosmopista – Um antimusical psicodélico, do Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco.
Datas e horário: de 22 de agosto a 29 de setembro. De quinta-feira a domingo, às 20 horas.
Entrada franca
Classificação: 16 anos