Devido ao aumento na quantidade de conveniados para a emissão de requerimentos de Carteiras de Trabalho e de Seguro-desemprego, a partir do dia 30 de julho a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), em Curitiba, mudará o horário de atendimento. A partir dessa data, o público será atendido das 8 às 13 horas. Já no período da tarde, das 13 às 17 horas, os servidores atuarão na montagem das carteiras e na análise de recursos para o seguro-desemprego. Os horários para a retirada da CTPS permanecerão os mesmos: das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

De acordo com o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Alvyr Pereira de Lima Junior, a SRTE/PR vai analisar como será a demanda pelos serviços. “Inicialmente faremos uma avaliação e, conforme for, a alteração será definitiva”, salienta o superintendente. Segundo a chefe da Seção de Políticas de Trabalho, Emprego e Renda (SEPTER), Carmen Matos dos Santos, o objetivo é agilizar a montagem e a entrega de CTPS de toda a base da Superintendência, além dos recursos do seguro-desemprego.

A mudança se deve principalmente ao fato de que o número de parceiros, tanto para a emissão de CTPS quanto para dar entrada no seguro-desemprego, tem aumentado. Só no Estado, são 481 conveniados que emitem o protocolo da CTPS. Ao todo, são 381 prefeituras, 94 sindicatos, 4 entidades privadas e 2 entidades públicas. Em Curitiba, além da SRTE/PR, os serviços também são encontrados nas Ruas da Cidadania, em alguns sindicatos e no Sine.

Como a montagem da CTPS e a análise dos recursos cabem somente à SRTE/PR, tendo em vista que esta atividade não pode ser delegada a outras entidades, o papel dos parceiros torna-se fundamental para a Superintendência. “É importante destacar que os trabalhadores não serão prejudicados, pois a rede de conveniados só está aumentando”, salienta Lima Junior.