Com o lema “Seja um super-herói anônimo”, o sistema de recebimento de informações sobre o tráfico de drogas – 181 Narcodenúncia – criado em 2003 pelo Governo do Paraná, completa seis anos. Neste período, já foram apreendidas mais de quatro milhões de pedras de crack, oito toneladas de cocaína e 531 toneladas de maconha.

“O sistema tem apresentado resultados excelentes e grande parte do combate ao tráfico de drogas se origina no 181”, diz o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira. Ainda de acordo com ele, a participação intensa da população é reflexo da confiança na PM e no sistema de denúncias anônimas pelo telefone.

Desde o seu início até 15 de junho deste ano, o programa recebeu 145.591 denúncias anônimas, que levaram à apreensão de 531 toneladas de maconha, mais de 4 milhões de pedras de crack e 8 toneladas de cocaína. O 181 também disponibiliza informações para a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
“É importante ressaltar que em todos estes anos de programa as identidades dos denunciantes estão mantidas em sigilo e isto prova a eficiência e credibilidade do sistema”, afirma o coordenador estadual do 181 e comandante do Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho. Um comparativo entre os anos de 2003 e 2008 mostra que o número de ligações para o 181 triplicou, passando de pouco de 10 mil para mais de 32,5 mil.

O 181 Narcodenúncia levou à prisão de 22.283 adultos e à apreensão de 5.860 adolescentes. “Podemos afirmar que, no Paraná, 70% dos trabalhos relacionados ao tráfico de drogas começa com as denúncias realizadas ao 181”, afirma o coordenador operacional do programa, tenente Edivan Fragoso. O programa possibilitou a apreensão de 1.337 armas de fogo, segundo ele. “O trabalho não traria tanto resultado sem a participação frequente da população. Por isso é importante que ela continue participando e ajudando a PM a combater o tráfico de drogas”, diz.

Violência Infantil — O 181 também recebe denúncias de violência contra a criança. De 2007 a 15 de junho de 2009 foram registradas 1.969 ligações informando sobre este tipo de crime. “As pessoas perceberam que o sigilo funciona no 181 e começaram a informar este tipo de crime, então foi criada uma subdivisão específica para estas denúncias e o resultado tem sido positivo”, salientou Fragoso. Entre os crimes mais denunciados estão maus tratos, abuso sexual, abandono e prostituição infantil, uso de drogas, atentado ao pudor, aliciamento de menor, evasão escolar, ameaça, rapto, venda de bebidas a menores e tráfico de crianças.

As pessoas podem ligar gratuitamente de qualquer lugar do Paraná, o atendimento é feito numa central, conforme a região e, a partir daí, a denúncia é repassada para as equipes que vão checar as informações. “Esta é uma forma inteligente que o Estado encontrou para que a população possa contribuir com o trabalho policial, sem que seja exposta”, afirma.