A Prefeitura de Araucária implantou um sistema de controle de gastos com combustível em funcionamento desde a segunda-feira. A iniciativa atende a uma necessidade interna antiga e cumpre uma determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que cobra das prefeituras o controle dos gastos públicos. O sistema pretende tornar mais transparente o processo.
Até o final do ano passado, o servidor responsável pela bomba de combustível fazia o registro do abastecimento de forma manual. Os dados eram então repassados para o computador no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) da Prefeitura, e as informações eram enviadas ao TCE-PR em planilhas. Com a nova metodologia adotada, todo o processo será feito via sistema e somente os veículos e os motoristas que estiverem cadastrados terão acesso ao combustível.

Para fazer o cadastro no sistema é necessário que o carro seja do município, tenha contrato de locação ou possua convênio legalmente firmado e que o motorista seja servidor da Prefeitura. A requisição de abastecimento é aberta no sistema, em nome do motorista e vinculada ao carro, e deve ser apresentada na hora de abastecer. Após completar o tanque, o servidor responsável pela bomba coloca no sistema a quantidade de litros e a quilometragem do veículo, encerrando aquela requisição.
Com esses dados registrados no sistema será possível gerar relatórios, que serão usados para análise e controle interno, não apenas pela Controladoria, mas também por todas as secretarias municipais. O processo é novo e, por isso, ainda poderá passar por ajustes. Há expectativa de que a medida também gere economia ao município.