O técnico do Paraná Clube, Dado Cavalcanti, confirmou a escalação da equipe para a estreia na Série B, sábado às 21 horas, contra o ABC (RN), em João Pessoa (PB). Em relação ao time que vinha atuando no Campeonato Paranaense, o treinador apresentará seis novidades: o zagueiro Brinner, o lateral-direito Roniery, o lateral-esquerdo Paulinho, o volante Cambará e os meias Rubinho e Ronaldo Mendes.

Dado afirmou, porém, que segue com uma dúvida no gol, entre Luís Carlos e Marcos. Ainda não defini o goleiro. Quero esperar mais um treino, declarou.

Com isso, a provável escalação para a estreia é Luís Carlos (Marcos); Roniery (Edson Sitta), Anderson, Brinner e Paulinho; Cambará, Ricardo Conceição, Ronaldo Mendes, Lúcio Flávio e Rubinho; Reinaldo. O time foi armado no 4-1-4-1, com Cambará como único volante.

A escalação ainda não pode ser confirmada, porque dois desses jogadores ainda não tiveram a documentação regularizada: Roniery e Paulinho. O supervisor de futebol, Fenando Leite, tenta registrar no BID da CBF os nomes desses atletas até sexta-feira, para que possam estrear. Dos 13 reforços para a Série B, nove já estão no BID do Paraná: Fernando Gabriel, Brinner, Gilson, Tiago Silva, Edson Sitta, Ronaldo Mendes, Cambará, Robson e Léo. O atacante Paulo Sérgio e os meias Paulinho Oliveira também ainda não foram regularizados.

O treinador já recebeu a informação que pode ficar sem Roniery (ex-Mogi Mirim) na estreia. A situação dele é mais problemática. Vamos aguardar até sexta-feira. Se não der tempo, vai o Edson Sitta, declarou.

No treino dessa quarta-feira, Dado montou o time reserva com Edson Sitta, João Antonio, Alex Alves e Tiago Silva na defesa. O meio-campo teve Gilson, Welington, Júlio César e Carlinhos. O ataque formou com Morales e Léo.
Perguntado sobre a opção por Brinner e a saída de Alex Alves, Dado Cavalcanti tentou se explicar. O Alex é jogador pronto, preparado, posso contar com ele a qualquer momento. Não é jogador para entrar pouco a pouco,, disse. É jogador da casa, então sempre olho com carinho porque pode trazer retorno financeiro para o clube lá na frente, afirmou. Mas a concorrência aumenta com as contratações, declarou.

Sobre o estilo de jogo, o treinador explicou. Vou usar o Reinaldo como homem de referência, com quatro jogadores que se aproximam desse homem, mais o apoio de um lateral, disse.

Nos treinos dessa semana, Dado priorizou a organização tática. O que mais trabalhei foi a transição. Ao perder a bola, precisamos recompor rápido. Ao recuperar a bola, precisamos atacar rápido, explicou. Minha preocupação é a compactação, tanto na defesa como no ataque. Defender com vários jogadores e atacar com vários, contou.


Na Vila

 

Saídas
O lateral-direito Neto, 19 anos, será emprestado para o Águia Megra (MT) para a disputa da Série D. O meia Dudu, os atacantes Aymen e Neverton e o lateral-direito Rodrigo Mann também podem ser negociados com outras equipes. O volante Junior Capixaba, o atacante Paulo Renê e os laterais Massari, Gilton, Ângelo e Gabriel Marques são outros que dificilmente ficarão no Paraná para a Série B.