Para o tenente-coronel Costa, idealizador do serviço 181, o Narcodenúncia é um dos grandes trabalhos de abrangência social realizado pelo estado. “Quando tiramos a droga de circulação, não existe a compra e o consumo, ou seja, não se alimenta a indústria do narcotráfico. Além disso, muitos crimes deixam de ser cometido com a droga apreendida”. Costa argumenta que  80% dos crimes comuns acontecem por causa da droga. “Ou criminoso está sob efeito de alguma substância e acaba realizando o crime, ou ele assalta com intuito de conseguir dinheiro para comprar a droga”, explica.

O serviço 181 funciona em todo Paraná há quatro anos e meio e, para o tenente-coronel, é sinônimo de sucesso. O Paraná é o único estado que conta com uma base de dados única e de fácil acesso para todas as polícias estadual, federal e rodoviárias. O sistema de denúncia, segundo ele, tem credibilidade e a população confia em passar as informações pois sabe que não corre o risco de sofrer represálias.
Costa lembra que o trabalho do 181 tem aumentado também devido ao apoio do judiciário que passou a confiar nas denúncias do serviço para agilizar os mandatos de busca e apreensão de residências. “Quando a droga está na estrada, nós podemos atuar. Mas quando há denúncia dentro das residências, precisamos contar com o auxílio do judiciário”, explica. (JS)