Como as chances de vitória do Brasil contra a Áustria são remotas, o capitão da equipe, Francisco Costa, decidiu investir no futuro e ousou na escalação para o confronto contra a Áustria, em Innsbruck, que começa nesta sexta-feira e vale uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis em 2008.

A revelação Thomaz Bellucci, de 19 anos, será um dos titulares de simples e vai abrir a disputa contra o número 1 austríaco, Jurgen Melzer, 42.º do ranking da ATP, em jogo programado para as 7 horas (de Brasília). A seguir, Ricardo Mello, número 1 brasileiro e 204.º do mundo, pega Stefan Koubek, 54.º da ATP. A experiência de Gustavo Kuerten e o respeito que merece dos adversários foram fatores decisivos para que ele, mesmo fora de forma, jogue a dupla ao lado de André Sá, contra Melzer e Julian Knowle.

“Decidi apostar no futuro com Bellucci”, disse Costa. “E Guga tem um bom entrosamento com Sá.” A decisão de Costa parece ser mesmo um bom investimento. Bellucci é o tenista brasileiro com maior potencial da atualidade. Começou a temporada como 582.º do ranking e está hoje em 248.º lugar. A experiência de jogar cinco sets numa competição da importância da Davis, na casa dos adversários, poderá ser valiosa.

“Estou confiante e quero aproveitar a chance”, disse Bellucci. “A pressão é toda dele (Melzer), que tem a obrigação de vencer.” Bellucci tem um tênis moderno. É canhoto e bate de backhand com as duas mãos, como Rafael Nadal, com direito a uma cruzada excelente. Seu estilo também se adapta razoavelmente bem às condições do Olympiaworld de Innsbruck, uma quadra rápida, com piso de carpete. O jovem tenista brasileiro tem mostrado dificuldade de apresentar seu melhor tênis em momentos de pressão, e entrar em ação nestas condições poderá contribuir bastante para sua carreira.

Nas duplas, Guga e Sá têm a experiência de 7 confrontos na Davis com quatro vitórias e três derrotas. O atual parceiro de Sá, Marcelo Melo, foi convocado pela primeira vez, mas desistiu da viagem na hora do embarque para a Áustria, na semana passada, alegando problemas particulares. Juntos, os dois ocupam o 12.º na Corrida dos Campeões e têm a chance de participar da Corrida dos Campeões, em novembro, em Xangai. E Knowle, um dos melhores duplistas do mundo, foi campeão do US Open, em agosto, ao lado do sueco Simon Aspelin.

Melo não foi o único desfalque do Brasil para o confronto: Flávio Saretta, número 1 do País, sofreu uma lesão no braço direito e acabou cortado. Seu substituto, Marcos Daniel, levou uma bolada no rosto durante um treino na Áustria, e acabou deixado de fora por Costa na escolha dos jogadores.