Flávio Saretta garantiu nesta quinta-feira a sua vaga nas semifinais do torneio de tênis dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Ele é o único tenista brasileiro que continua na disputa por medalhas, depois das eliminações de Marcos Daniel e Thiago Alves na chave de simples.

Cabeça-de-chave número 1 do torneio no Pan, Saretta é o tenista com melhor ranking entre os participantes: 138º colocado. Assim, ele vai confirmando o favoritismo nas quadras do Clube Marapendi no Rio.

Nesta sexta-feira, Saretta venceu o argentino Juan Martin Aranguren por 2 sets a 0, com duplo 6/2, em 1 hora e 8 minutos de partida. Antes, nos dias anteriores, ele já tinha derrotado o guatemalteco Sebastian Vidal (duplo 6/1) e o salvadorenho Rafael Arevalo (3/6, 6/1 e 6/2).

“Diferentemente dos dois primeiros jogos, em que não conhecia nenhum dos adversários, o Aranguren eu já conhecia e consegui jogar o meu melhor tênis”, disse Saretta. “Jogar em casa, com o apoio na torcida, faz a gente crescer na partida. O clima do Pan é parecido com o de Olimpíada, bem diferente do que estou acostumado a viver no circuito (da ATP).”

Agora, Saretta volta à quadra nesta sexta-feira, num jogo em que já pode garantir medalha. A partir das 11 horas, ele irá enfrentar o argentino Eduardo Schwank na semifinal do torneio.

Schwank, inclusive, foi responsável pela eliminação de outro brasileiro no torneio. Nesta quinta-feira, ele derrotou Marcos Daniel por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7/3) e 7/5.

Atual 193º colocado no ranking da ATP, Marcos Daniel esteve perto de garantir uma semifinal brasileira, mas vacilou diante de Schwank, o número 239 do mundo. O brasileiro chegou a ter 5/3 no segundo set, depois de vitória no primeiro, e acabou perdendo o jogo para o argentino.

O outro tenista brasileiro no Pan, Thiago Alves, também foi eliminado nesta quinta-feira. Apesar de ser o número 151 do mundo, ele perdeu para o mexicano Santiago Gonzalez, apenas o 444º colocado no ranking. O jogo foi 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1.