A coluna dedicada as descrições dos cortes de carne bovina no Brasil. Para você que acompanhou desde a primeira, espero que tenha sido informativo e para você que perdeu as primeiras partes, caso tenha interesse, me escreva e eu enviarei com satisfação.
Meu email: [email protected]

Lagarto ou Tatu
Também conhecido como lagarto redondo, lagarto paulista, lagarto branco, posta branca, paulista e tatu. Pode ainda ser chamado de peceto (espanhol), rond de gîte (francês) ou eye of round (inglês). De cor mais clara, fibras longas e magras, tem formato arredondado, alongado e bem definido. Preparo típico é a carne de panela, carne desfiada (carne louca) podendo ainda ser usado em assados e rosbifes.
 
Patinho
Também conhecido como bochecha, caturnil, cabeça de lombo e bola. Pode ainda ser chamado de bola de lomo (espanhol), rond de tranche (francês) ou knuckle (inglês).
Menos macio que a alcatra, é usado para bifes à milanesa e preparações de carne moída crua – como o quibe e o steak tartar, ou então moída e cozida em refogados, molhos, bifes e assados. A parte inferior do patinho é um dos melhores cortes para escalope. Ideal também para picadinhos como o boeuf bourguignon (de origem francesa), goulash (origem húngara) ou spezzatino (origem italiana).

Fraldinha ou Vazio
É também chamado de aba de filé. No corte de costela minga, a fraldinha é a ponta com carne. Conhecido como vacio (espanhol), bavette d´aloyau (francês) ou thin flank (inglês).
Parte constituída de feixes musculares mais grossos e longos, é um corte muito saboroso que fica bom em ensopados, picados, cozidos, carne moída, carne recheada, carne desfiada (carne louca), caldos e sopa. Pode ser assada em churrasco ou na grelha, devendo ser cortada em tiras grossas.

Pacú
É um corte do vazio ou fraldinha. Também conhecido como bife do vazio, é chamado de bife de vacio (espanhol), bavette de flanchet (francês) e flank steak (inglês).

Músculo do traseiro
Também conhecido como músculo mole. Pode ser chamado de tortuguita (espanhol), mouvant (francês) ou heel (inglês). Muito saboroso, é indicado para o preparo de molhos, ensopados, carnes de panela, papinha e também sopas.

Músculo do dianteiro
Também conhecido como braço e mão de vaca. Pode ainda ser chamado de tortuga (espanhol), jarret ou gîte de devant (francês) ou fore shank (inglês). Deve ser cozido por calor úmido, podendo ser moído ou cortado em bifes ou tiras.
Muito saboroso, é indicado para o preparo de molhos, ensopados, refogados, assados, carnes de panela e também sopas.

Garrão (traseiro)
Também conhecido como músculo duro, músculo de segunda, músculo da perna e canela. Quando cortado com osso é chamado de ossobuco. Pode ainda ser chamado de “osobuco” (espanhol), gîte (francês) ou shank (inglês).
Possui, no centro, osso com tutano que submetido a cozimento lento, fornece pratos com molhos de muito sabor. Pode ser usado também em sopas e cozidos, produzindo caldos saborosos e gelatinosos.

Garrão (dianteiro)
Conhecido como brazuelo (espanhol), jumeau (francês) ou shin (inglês). Possui, no centro, um osso com tutano que submetido a cozimento lento, fornece pratos com molho de muito sabor.

Rabo
Também conhecido como rabada. Chamado de rabo (espanhol), queue (francês) e tail (inglês). É uma carne muito saborosa, excelente para o preparo de ensopado ou cozidos.
Aplicando um processo semelhante ao do ossobuco, pode se obter excelentes resultados. Siga a cocção retirando, com o auxilio de uma concha, o excesso de gordura de impurezas que vão se acumulando sobre o caldo / molho.i