Fernando Eugênio Ghignone assumiu nesta quarta-feira (7) o cargo de diretor-presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná. A função antes era exercida pelo empresário e engenheiro Luciano Pizzatto. Desde 2011, Fernando Ghignone estava à frente da presidência da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). 

Formado em Administração de Empresas, o novo presidente da Compagas já ocupou os cargos de secretário estadual da Cultura e, também, de Esporte e Turismo e atuou ainda como secretário municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba. No campo empresarial, Ghignone foi sócio de empresas que atuam nas áreas de empreendimentos turísticos, imobiliários, de distribuição e logística. 

Na Compagas, ele chega com o objetivo de dar continuidade aos projetos de expansão da companhia. Vamos identificar novas fontes de financiamento, buscar novas parcerias estratégicas e novas tecnologias para acelerar o desenvolvimento desta companhia que tem um enorme potencial de crescimento. Ghignone também destacou a importância da valorização das pessoas que ajudaram, ajudam e ajudarão no crescimento da empresa. 

A COMPAGAS – A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná completou 20 anos em 2014. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. 

Em março de 2000, a empresa tornou-se a primeira distribuidora de gás natural do Sul do país, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). 

Atualmente, a Compagas conta com mais de 24 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e atendimento a 14 municípios – Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Paranaguá e Londrina.