Os reservatórios das hidrelétricas localizadas no Sul do País chegaram ao seu nível mais baixo para o mês de abril, desde que o Operador Nacional do Sistema (ONS) passou a contabilizar a série histórica, em 2000, um ano antes do racionamento de energia.


 


O nível dos reservatórios na região Sul está em 40%, bem inferior aos 79,4% registrados em igual período do ano passado. Em todos os anos anteriores o mais baixo volume havia sido registrado em 2005, com 41,5%. Na época, a região sofreu grave estiagem e teve o abastecimento energético comprometido.


 


Segundo o ONS, a situação agora ainda não é preocupante, apesar de o período chuvoso na região só ter início em junho. A aparente tranqüilidade quanto à situação no Sul do País se dá pelo fato de que a região ainda não atingiu o limite de energia que pode importar do submercado Sudeste/Centro-Oeste. Hoje o Sul está importando cerca de 4 mil megawatts (MW) médios, de um total de 5,2 mil MW médios. Além disso, ainda haveria a possibilidade de acionar a usina térmica de Araucária (PR), de 482 MW, para atender a demanda.