Dar vida a terrenos ociosos, produzir hortaliças e legumes para o consumo em Escolas e por famílias de baixa renda, melhorar a qualidade da alimentação com redução de gastos, fortalecer vínculos familiares e comunitários, e auxiliar no processo do desenvolvimento da cidadania. Estas são algumas das vantagens do Projeto Horta Comunitária da Prefeitura de São José dos Pinhais, que surgiu em 2003.

Em 14 anos, foram implantadas 91 hortas comunitárias distribuídas, entre elas, em Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos.

Nas Escolas a horta promove o contato e a interação dos alunos com a natureza, além de estimular a responsabilidade nas crianças, despertando o interesse em cuidar do meio ambiente e a consciência da alimentação saudável. Eles aprendem na prática muitos dos conteúdos ensinados em sala de aula, e essa experiência é repassada aos pais.

Em cada local, quem planta, cuida e colhe os alimentos são os próprios participantes do projeto. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento fornece as sementes, mudas, adubo e calcário, além do assessoramento feito por um técnico agrícola, que inclui orientações que vão desde o preparo do solo até a colheita. Entre as hortaliças cultivadas nos espaços estão alface, couve, repolho, brócolis, cenoura, abobrinha, pepino, beterraba, salsinha, cebolinha e pimentão.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag), as hortas comunitárias do Município produzem até 10 toneladas de alimentos por ciclo, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. O Projeto Horta Comunitária é realizado pela Semag, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde.