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Foto: Reprodução

Criadas em uma época de inovação que foi o fim do século XIX e início do século XX, as motocicletas passaram por grandes mudanças em sua estrutura e design desde então. A seguir, o executivo Rodrigo Borges Torrealba apresenta perspectivas interessantes sobre as evoluções mais significativas na estética das motocicletas desde a sua origem.

Origem das motocicletas: o primeiro design

Apesar do trabalho de inúmeros inventores ao redor da Europa no século XIX, se atribui aos alemães Daimler e Mayback a criação da primeira bicicleta com motor monocilíndrico. Chamada de Daimler Petroleum Reitwagen, essa foi a primeira motocicleta movida à gasolina, inventada em 1885.

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A estética das primeiras motocicletas era bastante semelhante àquela das bicicletas e velocípedes. “No início, o foco das motocicletas era a simplicidade, com uma grande exposição dos motores e mecanismos e pouca atenção ao conforto”, explica o CEO da Moto-X Rodrigo Borges Torrealba. Mais de uma década depois da criação da Daimler Petroleum Reitwagen, com o avanço na tecnologia dos motores, fabricantes passaram a adaptar seus designs para o novo motor de combustão interna.

A Primeira Guerra Mundial marcou um boom na tecnologia e design das motocicletas, inaugurando uma duradoura “era de ouro” para esse veículo. Foi a partir daí que se desenvolveram as diferentes estéticas mencionadas a seguir, neste artigo.

A empresa britânica Triumph Motorcycles vendeu mais de 30 mil unidades do seu modelo Triumph Type H para as forças aliadas durante a Primeira Guerra. O modelo, criado em 1915, contava com o inovador motor 4-tempos e roda traseira acionada por uma correia. “Por isso e pelo fato de não ser equipada com pedais, essa é considerada por muitos a primeira motocicleta moderna”, conta Rodrigo Borges Torrealba.

A evolução do design das motocicletas

Conforme os motores foram ficando mais potentes e a tecnologia mais avançada, o design das motocicletas também sofreu grandes alterações.

Primeiras mudanças significativas (década de 1950)

A partir dos anos 1950, após a Segunda Guerra Mundial, a evolução do design das motocicletas também passou a ser influenciada pelas preferências dos consumidores.

Nos EUA, por exemplo, surgiram os clubes de motociclistas, muitos dos quais eram compostos por veteranos em busca dos sentimentos de comunidade e perigo aos quais se acostumaram durante a guerra. Já na Europa, a necessidade era o transporte econômico e prático.

Essas preferências se refletiram na estética escolhida pelas fabricantes para cada contexto. No continente europeu, por exemplo, o designer italiano Piaggio introduziu a Vespa em 1946, que ganhou popularidade e vendeu mais de 60 mil unidades em 1950.

Muitos consumidores que passaram a ver as motos como mais do que meios de transporte também começaram a ter acesso a modelos alternativos, principalmente vindo de fabricantes como a Harley Davidson e Triumph. Os detalhes cromados, logomarcas icônicas e traços elegantes e distintos se tornaram um símbolo de liberdade e rebelião, que influenciam o design das motocicletas até hoje.

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Invasão japonesa (décadas de 1960 a 1990)

Marcas como Honda, Yamaha e Kawasaki se popularizaram mundialmente na década de 1960, revolucionando o mercado com novas tecnologias e desempenho fora do comum.

Conforme artigo publicado em 1967 na revista Cycle World, as exportações de motocicletas japonesas começaram a demonstrar impacto em 1959. Em 1960, o Japão havia fabricado mais de 1,3 milhão de motocicletas — número que continuou crescendo conforme empresas nacionais foram ganhando uma maior fatia do mercado mundial.

“O preço baixo, boa qualidade das motocicletas e grande utilidade dos modelos foram fatores que garantiram mercados cada vez mais amplos para as fabricantes sediadas no Japão”, explica Rodrigo Borges Torrealba.

Quanto à estética, o executivo destaca o design angular e de tom agressivo, com carenagens, estilo futurista, traços nítidos e cores vibrantes. Aliados à estética inovadora, o surgimento dos freios a disco, motores com quatro cilindros e sistemas de suspensão avançados conseguiu unir a função estética à utilidade.

A Yamaha, por exemplo, desembarcou no Brasil em 1970 como a primeira fabricante de motocicletas em território tupiniquim, e permanece até hoje como uma das líderes do setor.

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Uma fusão de estilos (o presente)

Apesar das fabricantes japonesas ainda dominarem o mercado mundial das motocicletas com os seus modelos robustos e econômicos, inclusive no Brasil, atualmente há uma diversificação maior devido às facilidades de importação e exportação.

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Em termos de estilo, essa é uma época de motocicletas aerodinâmicas, com painéis digitais, iluminação em LED, carenagem em modelos mais potentes e materiais leves, como fibra de carbono e alumínio, que substituem os tradicionais quadros de aço.

Contudo, isso não é uma regra, já que o design tradicional vem sendo retomado por entusiastas de modelos antigos, com uma crescente popularização das motocicletas custom e ressurgimento de marcas como BMW, Triumph e Ducati.

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Trajetória de Rodrigo Borges Torrealba

Um influente líder no ramo das motocicletas atualmente, Rodrigo Borges Torrealba ganhou uma experiência valiosa em liderança e planejamento estratégico ocupando cargos administrativos na Cia Paulista de Comércio Marítimo.

Como Diretor Comercial para a Europa da empresa de comércio marítimo, Rodrigo Borges Torrealba assumiu grandes responsabilidades e ganhou bastante influência ao desenvolver relações de negócios valiosas. Essa foi uma base robusta para o seu empreendimento no campo das motocicletas e liderança na Moto-X Yamaha.

Como diretor-executivo da Moto-X Yamaha, Rodrigo Borges Torrealba alia suas habilidades de liderança e planejamento estratégico ao seu espírito aventureiro e paixão pelas motocicletas.

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Sobre a Moto-X Yamaha

Com a gestão visionária de Rodrigo Borges Torrealba, a Moto-X é uma das principais revendedoras de motocicletas Yamaha no Brasil, atuando no estado do Rio de Janeiro. Além de vender motos 0km e acessórios e peças autorizadas, a Moto-X oferece serviços de oficina, enfatizando a qualidade e responsabilidade para apelar a uma base diversificada de clientes, que vão desde motociclistas urbanos a entusiastas do esporte.

Sob a liderança de Rodrigo Borges Torrealba, a Moto-X Yamaha vem aprimorando a sua linha de produtos e alcance. Além disso, o executivo vem trabalhando para fomentar uma cultura de qualidade e satisfação ao cliente, o que já se tornou uma marca registrada da empresa de revenda de motocicletas Yamaha.