5 dicas de limpeza e organização para quem mora sozinho

No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas moram sozinhas e enfrentam o desafio de assumir tarefas domésticas e a manutenção da casa, mas dicas de especialista torna a rotina mais simples e organizada

Redação Bem Paraná com assessoria
interior-designer-arranging-pillows-home

Como manter a casa limpa e organizada morando sozinho? (Freepik)

Morar sozinho implica em assumir todas as tarefas domésticas, manutenção e limpeza do espaço, seja grande ou pequeno. A pessoa é responsável por limpar, cozinhar, fazer a compra de alimentos e cuidar das necessidades básicas da casa.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, 11,8 milhões de imóveis eram ocupados por apenas uma pessoa. O número representa 15,9% dos 74,1 milhões de domicílios no país.

Morando sozinho, também é necessário aprender habilidades de cuidado doméstico e ser organizado para manter um ambiente limpo e confortável. Para ajudar nessa tarefa, Priscila Castro, especialista em limpeza da Ecoville, maior rede de produtos de limpeza do Brasil, dá dicas para manter o dia a dia da casa sempre em ordem.

  1. Bons produtos: “Para fazer a limpeza, a primeira coisa é escolher bem os produtos a serem utilizados: álcool, detergente, sabão neutro ou de coco, limpador multiuso, desinfetante, luvas de borracha e outros”, diz Priscila. Devidamente equipado, agora basta seguir o passo a passo da especialista. 
  2. Organização em dia: Lave a louça e tire o lixo todos os dias. Varra os ambientes com frequência e utilize aromatizadores de ar e pastilhas no vaso sanitário. “Dessa forma, não vai acumular sujeira em sua moradia”, comenta a especialista.
  3. Tire o pó:  A cada 15 dias, limpe as janelas com produtos específicos para vidro e use pincéis para limpar a estrutura. Agora, a cada dois ou três dias, passe o aspirador não só no chão, mas no sofá, almofadas e tapetes. “Por último, passe o pano no chão, trocando a água com frequência. Finalize com um limpador bem cheiroso”, sugere Priscila.
  4. Limpe um cômodo por vez: Quando entrar no cômodo, faça a faxina no sentido horário, assim fica mais fácil se organizar e não esquecer de nenhum cantinho. Quando cada objeto tem o seu lugar, a organização da casa fica mais simplificada. Disciplina também é importante para manter o ambiente limpo. “A regra do ‘usou, limpou, guardou’ precisa ser executada todos os dias. Também se livre de peças que só armazenam poeira e não são utilizadas”, aconselha Priscila.
  5. 15 minutos por dia: a especialista recomenda que a pessoa tire 15 minutos por dia para uma limpeza mais rápida no intuito de não acumular tarefas e nem sujeiras.  “Se você pega 15 minutos hoje e 15 minutos só na outra semana, você não vai conseguir ver o resultado e isso vai te desanimar. Limpar um cômodo por vez, cada dia um pouquinho, deixa a ação mais fácil e prática”, finaliza a especialista.