roupas cuidados
Cuidados específicos, da lavagem ao armazenamento, ajudam a aumentar a durabilidade das peças de inverno (Freepik)

Os dias mais frios trazem uma mudança no guarda-roupa: saem as roupas mais leves de verão para dar lugar aos casacos, blusas de lã e demais roupas próprias para a estação mais fria do ano.

Nesses momentos, surge sempre a dúvida: devo lavar meus casacos que ficaram quase um ano guardados? Quais precauções tomar com roupas de veludo e peles?

Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, diz que a lavagem dos casacos de inverno vai depender da forma como foram guardados.

“Nossa orientação é sempre lavar tudo antes de guardar. Para os casacos, o ideal é guardar em capas de TNT, para proteção contra luz e poeira. Se a pessoa fez um bom armazenamento durante o ano, os casacos não precisam ser lavados novamente, pois estarão limpos. Também é importante, ao longo do ano, que casacos e roupas que são menos usadas sejam colocadas para ventilar de vez em quando”, explica Birgit.

Couro merece atenção extra

Outro item muito usado é o couro. Os cuidados com esse material sempre são dúvidas e é comum ver jaquetas, bolsas e botas sendo colocadas no sol para tirar “cheiro de guardado”.

“O sol não tira cheiro e inclusive resseca o couro. Para que o couro fique bom para ser usado, precisa ser lavado e hidratado.

A lavagem já faz parte do processo também da hidratação, e o cheiro só sai com a lavagem. É importante deixar o couro longe do sol: além de ressecar, ele também pode desbotar”.

Cuidados com veludo e peles

“O veludo, se realmente original, precisa ser lavado a seco. O veludo lavado na água vai ficar marcado, vai quebrar e se lavar com outros tecidos, vai encher de pelos. Então, a recomendação é que seja lavado a seco e separado de outras peças”, orienta a especialista.

Em relação à higienização correta de peles, Birgit também recomenda a lavagem a seco. “Normalmente, quando se passa água e sabão, a pele endurece e os pelinhos grudam. Então, a indicação é da lavagem a seco. Peles e couros devem ser lavados pelo menos uma vez por ano, fazendo também o processo de hidratação. Ao longo do período, as peles ressecam e rasgam, quebram. Por isso, elas precisam também dessa higienização”.

Devo lavar todas as peças?

Todas as vezes que usamos uma peça de roupa, o ideal é lavar na sequência, segundo a especialista. “É claro que peças mais pesadas a gente usa por mais tempo. É preciso deixar ventilar, passar uma escova para tirar a poeira, mas sempre antes de guardar devem ser lavadas”, ressalta.

Sobre luvas, cachecol, lenços e toucas, o cuidado na higienização também vai depender do tipo de tecido, explica Birgit.

“Nem sempre damos a devida atenção e lavamos junto com outras roupas. O processo de limpeza vai depender muito do tipo de tecido, mas quando falamos de lã, caxemira, linho, seda, peles ou de couro, esses tratamentos precisam ser feitos em lavanderia especializada. A higienização tem um método especial, normalmente a lavagem a seco. Como são tecidos nobres de inverno, a maioria precisa de tratamentos especiais”, orienta.

Serviço:

Lavoutique Lavanderia & Costura
Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
Horário de atendimento: Segunda a sábado, das 9h às 20h
Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600
www.lavoutique.com