O pronto-socorro do Hospital Evangélico está fechado para novos pacientes desde as 18 horas de segunda-feira (18). O problema foi que os estoques de medicamentos e insumos chegaram a um nível baixo e “alarmante”, o que obrigou a instituição a não receber mais pacientes pelo período de 24 horas. Apenas pacientes em trabalho de parto eram recebidas para internação. Os demais pacientes que chegam são encaminhados para outros prontos-socorros da rede SUS — Hospital do Trabalhador e Cajuru. A expectativa da direção do Evangélico é reabrir o pronto-socorro a partir das 18 horas desta terça-feira (19).

Segundo a direção do hospital, por meio de sua assessoria, o que ocorreu entre ontem e hoje “foi um momento agudo” da situação que os hospitais filantrópicos vivem com a defasagem da tabela de pagamento do SUS. Como 92% dos atendimentos feitos pelo Evangélico são para pacientes do SUS, essa defasagem prejudica na reposição dos insumos. Ainda segundo a assessoria, a tabela SUS estaria defasada há dez anos, enquanto o preço dos insumos e medicamentos sobem a cada ano.

O Hospital Evangélico faz 1,2 milhão de atendimentos por ano, ou seja, depende quase que exclusivamente do aporte do Sistema Único de Saúde.