prefeitura e spvs mudancas climaticas
Na imagem, Vista aérea do Bosque do Papa (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Curitiba é uma cidade que valoriza a tranquilidade e a conexão com a natureza, oferecendo diversas opções para quem busca um lugar tranquilo para ler. Seja ao ar livre ou em ambientes internos, a capital paranaense possui locais que agradam a todos os perfis de leitores. 

Leia mais

O Bem Paraná separou quatro dicas de lugares nos quais você poderá pegar seu livro e desfrutar de momentos sossegados para leitura. Confira:

Biblioteca Pública do Paraná

Em dias frios ou chuvosos, a Biblioteca Pública do Paraná, no Centro de Curitiba, é uma excelente opção para ler com tranquilidade em Curitiba. Com um vasto acervo de livros e uma infraestrutura confortável, o local dispõe de um espaço silencioso e propício para leituras. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; e aos sábados das 8h30 às 13h. 

Jardim Botânico

Com sua extensa área verde, o Jardim Botânico possui diversos lugares nos quais pode-se estender uma toalha sobre a grama e ler com tranquilidade em Curitiba. Além disso, o local dispõe de bancos e uma cafeteria. O Jardim Botânico é uma excelente oportunidade para quem busca fazer leituras em meio ao contato com a natureza. O local também abriga uma diversidade de flora e fauna, com destaque para espécies de aves. 

Escadaria do Prédio Histórico da UFPR 

Os degraus da escadaria no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, também podem ser um lugar para ler com tranquilidade em Curitiba. É comum, inclusive, passar pelo local e avistar jovens sentados sobre os degraus fazendo leituras. A escadaria é ampla e permite uma visão privilegiada para a Praça Santos Andrade. O prédio tem aulas de segunda a sexta-feira, portanto, o movimento pode ser mais tranquilo aos fins de semana. 

Bosque do Papa João Paulo II

O Bosque do Papa é um dos lugares em Curitiba onde pode-se desfrutar de leituras ao ar livre. O local possui uma vasta área verde, trilhas e chalés típicos poloneses. O som dos pássaros e o frescor das árvores fazem do bosque um local ideal para se acomodar com um livro e desfrutar de leituras.