Doação para o tratamento de pacientes com câncer no Paraná poderá ser feita por meio da conta de luz. Veja como fazer

Redação Bem Paraná com assessoria
parceria

Divulgação Hospital Evangélico Markenzie

Uma parceria entre a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) vai facilitar as doações para auxiliar no tratamento de câncer adulto e pediátrico. A campanha foi lançada nesta terça-feira (01/10). Os recursos serão destinados aos tratamentos realizados na instituição, que presta mais de 2,2 mil atendimentos oncológicos por mês, dos quais 98% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio da conta de luz, cidadãos e cidadãs poderão realizar doações para ajudar na manutenção dos atendimentos oncológicos realizados no hospital. Para participar, o interessado em doar deve ligar para os números 0800 610 5665 ou (41) 3441-0010 e informar o valor e a quantidade de meses, com a opção de deixar registrada a doação recorrente. O valor repassado ao Hospital Mackenzie será automaticamente cobrado na fatura mensal da Copel.

“Para continuarmos a oferecer estrutura de ponta e profissionais altamente capacitados, contamos com a generosidade das pessoas que queiram doar para mantermos a qualidade em nossos tratamentos oncológicos pelo SUS. Enfrentar essa doença é um desafio imenso para toda a família dos pacientes”, destaca o diretor geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen, que é oncologista pediátrico.

Tratamentos

O Centro de Oncologia Mackenzie (COM) oferta para pacientes SUS todas as especialidades oncológicas, subespecialidades cirúrgicas, oncogenética e equipe multidisciplinar com fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, odontologia e serviço social.

Inaugurado em 2020, nas proximidades da sede do HUEM, o espaço conta com uma estrutura de alta qualidade. São 12 consultórios e leitos, além de 22 poltronas para infusão de quimioterapia. Em salas humanizadas, com amplas janelas e vista para um jardim de inverno, assegurando maior conforto e bem-estar aos pacientes que enfrentam essa difícil doença e também para acompanhantes.

Além disso, crianças com câncer são atendidas na ala pediátrica da instituição, exclusiva para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, com 100 leitos para internações, dos quais dez são destinados à UTI pediátrica.

Como o pequeno José Antônio, de três anos, diagnosticado há 10 meses com um tumor na bexiga. Sua mãe, Letícia Lima da Silva, conta que rapidamente foram encaminhados para o HUEM e dias depois o menino já estava fazendo quimioterapia.

“Desde o início fomos muito bem atendidos pela equipe. Graças a Deus ele teve uma boa resposta ao tratamento e agora adora vir nas consultas semanais. Para ele é como um passeio, chama as enfermeiras de tia e é muito bem cuidado. Tudo pelo SUS, com estrutura ótima. Além da oncologia ele é acompanhado por dentista, fisioterapeuta, nutricionista, só tenho elogios ao Hospital”, destaca Letícia.

Ao colaborar com o Hospital Evangélico Mackenzie, cada doador ajuda a proporcionar um tratamento mais humanizado, com acesso a uma equipe multidisciplinar e infraestrutura de ponta para cada vez mais pacientes. “A união de esforços da sociedade nos permite seguir salvando vidas e oferecendo esperança para milhares de famílias que enfrentam o câncer”, afirma Dr. Tiago Tormen.

Além da campanha “Seja Luz, doe vida” existem outras formas de colaborar com o Hospital Evangélico Mackenzie, que no último ano prestou mais de 2 milhões de atendimentos, entre transplantes, cirurgias, partos, atendimentos de urgência e emergência, consultas e exames. Para mais informações sobre como doar ou conhecer outras formas de apoiar, acesse o site do HUEM .

Sobre o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) é um hospital de caráter filantrópico, localizado em Curitiba. Sob a gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) desde 2019, conta com mais de 500 leitos e atende todas as linhas de cuidado com mais de 90% dos atendimentos destinados ao SUS. Referência no atendimento a pacientes queimados e em gestações de alto risco, o hospital integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar).