master chef semifinal
Yuri e Moisés se despedem do programa (Crédito: Melissa Haidar/Band)

A semifinal do MasterChef Profissionais, exibida pela Band nessa terça-feira (7), foi marcada por muita surpresa e emoção. Primeiro, Moisés deixou a competição de forma dramática depois que sua terrine en croûte caiu e se despedaçou inteira. Sem nada para apresentar a Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, ele foi desclassificado do programa, arrancando lágrimas dos jurados e dos concorrentes.

Em entrevista exclusiva ao Band.com.br, o competidor lamentou seu desfecho. “Foi como ver o meu sonho no chão depois de ter passado pelas minhas mãos”, desabafou. Faltando poucos minutos para o fim do desafio, ele foi correndo deixar o prato no ultracongelador, mas acabou se atrapalhando. “Daria muito bem para ir com mais calma. O nível da prova pedia mais concentração, e talvez isso tenha afetado um pouco o meu emocional”.

Natural do interior do Rio Grande do Norte, o rapaz contou que o MasterChef era uma oportunidade de melhorar as condições de vida dos mais próximos, sobretudo sua mãe. “Eu estava aqui muito mais pela minha família, e o que viesse para mim seria lucro. Infelizmente não deu certo, mas enquanto Deus me abençoar com saúde, eu vou seguir em frente”.

A partir de agora, o cozinheiro planeja voltar para Caiçara do Norte (RN) e criar um projeto social. “Eu sempre fui muito sonhador, mas eu só tive chance de trabalho quando eu saí da minha cidade. Esse é um grande sonho: chegar lá, montar esse projeto, descobrir novos talentos e mostrá-los ao mundo. O MasterChef me fez ser uma nova pessoa. Me fez acreditar mais em mim. Muitas vezes, a gente se subestima e se sabota em relação ao que é capaz de fazer”, concluiu.

Após a desclassificação, Yuri foi o último eliminado desta edição. O participante disputou a segunda vaga da final com Bárbara, porém a brasiliense acabou levando a melhor e se juntou a Franklin, que já estava no mezanino. Para os chefs, a decisão foi nos detalhes, já que a massa dela estava mais fina. “Fiquei muito feliz com o meu trabalho. Fiz receitas legais e ganhei várias vezes. Terceiro lugar é muito bom”, comemorou. Ele admitiu que, mesmo sendo calmo, a ideia de fazer a iguaria foi assustadora. “Envolve muita técnica. Tem que chegar no padrão certo, no ponto certo de tudo”, afirmou.

Um momento que certamente mexeu com o mineiro foi a saída de Moisés, seu grande parceiro na atração. “Foi difícil terminar a prova depois do acontecido. Eu sei o tanto que ele lutou para estar aqui e eu só pensava nisso. Fiquei meio perdido, sem entender o que estava acontecendo. Meu foco mudou totalmente, mas tentei me acalmar ao máximo para conseguir entregar”.

Além da evolução como profissional da gastronomia, o cozinheiro avalia que perdeu muito de sua timidez. “Eu sou um bicho do mato. O Yuri do início do programa era uma pessoa tímida, que não acreditava tanto no seu potencial. Agora, eu acredito muito mais”.

Mais confiante, ele pretende não só melhorar o Dêze, restaurante de sua propriedade em Caraíva (BA), como também abrir uma segunda unidade em São Paulo. “É realizar um sonho de cozinha. Minha próxima meta é ganhar uma estrelinha, se Deus quiser”, finalizou.

Com o resultado, Bárbara e Franklin foram consagrados como os grandes finalistas da quinta temporada. O último episódio vai ao ar na próxima terça-feira (14), às 22h30.