Imagem do WhatsApp de 2024-09-28 à(s) 07.52.05_79f1b5d7
(Foto: Divulgação)

Com o intuito de conscientizar e promover a prevenção contra o câncer, a Oncologia 360, em parceria com o Centro Médico Hospitalar Sugisawa, o Hospital Sugisawa e a Urologia Curitiba, lança a campanha “Prevenção, União e Saúde”. Inspirada na ave Tsuru, símbolo japonês que representa saúde, prosperidade e longevidade, a campanha acontece entre os meses de outubro e dezembro, meses tradicionais de campanha contra neoplasias, como Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Laranja (câncer de pele).

SIMBOLOGIA

Na cultura japonesa, o Tsuru é uma ave lendária, conhecida por conceder saúde e longevidade àqueles que a reverenciam. Diz a lenda que, ao dobrar 1 mil tsurus de papel, um desejo será realizado. Essa lenda inspirou a campanha da Oncologia 360, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da prevenção no combate às neoplasias.

Durante os meses da campanha, serão oferecidas atividades e informações focadas em hábitos saudáveis que podem ajudar na prevenção dos cânceres de mama, próstata e pele. O objetivo é engajar pacientes, colaboradores e o público em geral, reforçando que a prevenção e o autocuidado são os melhores caminhos para uma vida mais saudável.

“Estamos unidos nesta jornada pela saúde e prevenção. Assim como o Tsuru simboliza longevidade, acreditamos que, com a informação correta e hábitos preventivos, podemos transformar a vida de muitas pessoas”, afirma a médica Marina Guimarães (minibio/credenciais), da equipe da Oncologia 360. Ela ressalta que cada paciente deve ser visto como um todo e não apenas pelo sintoma que apresenta e cada especialista tem um papel essencial no processo de prevenção e cuidado.

Segundo ela, a ideia de realizar uma campanha com três meses de duração e focando nas temáticas desses meses se deve à necessidade de chamar a atenção da população em geral para essas neoplasias, que têm apresentado tendência de aumento no número de casos nos últimos anos. “Quando o paciente busca ajuda, muitas vezes ele não sabe exatamente o que está acontecendo com seu corpo. Seja no caso de câncer de mama, câncer de próstata ou câncer de pele, os primeiros sinais costumam ser confundidos com pequenos incômodos. A incerteza sobre a causa e a quem procurar pode atrasar o diagnóstico, um fator crucial quando falamos de tratamento”, destaca.

ESTATÍSTICAS

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre as mulheres, o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais incidente depois do câncer de pele não melanoma, com cerca de 74 mil novos casos anuais estimados até 2025. A doença é mais prevalente nas regiões de maior desenvolvimento econômico, onde também se observa uma maior incidência de câncer colorretal.

Já o câncer de Pele (não melanoma) é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando 31,3% de todos os casos de câncer. Estima-se que ocorram cerca de 220 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025. Esse tipo de câncer é mais prevalente em pessoas com pele clara e frequentemente expostas ao sol. O melanoma, por sua vez, apesar de representar uma pequena parcela dos casos, é o tipo mais agressivo de câncer de pele e responsável pela maioria das mortes relacionadas à doença. Estima-se que haja cerca de 8.450 novos casos de melanoma a cada ano no Brasil, sendo 4.200 em homens e 4.250 em mulheres.

O médico Ney Takizawa (minibio) comenta que, apesar das orientações amplamente divulgadas sobre a prevenção do câncer de pele, muitas pessoas ainda subestimamos riscos e a importância dos cuidados diários com a proteção solar. “Há uma tendência cultural a associar pele bronzeada à saúde, o que leva a comportamentos de risco, como a exposição excessiva ao sol sem proteção, principalmente em um país tropical, como o Brasil”, pontua.

De acordo com o médico, essa negligência é um fator preocupante, já que o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, e os danos causados pela radiação ultravioleta são cumulativos e irreversíveis. “Ignorar esses cuidados básicos não só aumenta o risco de desenvolver o câncer de pele, mas também acelera o envelhecimento da pele, causando manchas, rugas e flacidez. A conscientização é essencial: é necessário repensar a forma como cuidamos da nossa pele no dia a dia, entendendo que pequenas ações preventivas hoje podem evitar graves consequências no futuro”, alerta.

Entre os homens, o câncer de próstata é o mais comum, com aproximadamente 72 mil novos casos estimados por ano no triênio 2023-2025, sendo o segundo mais frequente após o câncer de pele não melanoma. A detecção precoce através de exames regulares, como o PSA e o toque retal, é fundamental para um tratamento eficaz.

EVENTOS

A campanha “Prevenção, União e Saúde” terá uma extensa programação ao longo dos três meses e é aberta ao público em geral. O objetivo é promover um caminho de cuidado e atenção à saúde física e emocional e a participação de toda a equipe da Oncologia 360. Os colaboradores, inclusive, são responsáveis pela confecção dos 1 mil tsurus, tema da campanha. “É um trabalho que envolve todos os profissionais que estão engajados nessa campanha que tem como foco a prevenção e a saúde dos pacientes”, revela Marina.

SOBRE A ONCOLOGIA 360

A Oncologia 360 é referência no tratamento e prevenção de câncer, unindo tecnologia de ponta a um atendimento humanizado. Em parceria com o Centro Médico Hospitalar Sugisawa, o Hospital Sugisawa e a Urologia Curitiba, oferece um tratamento integral e personalizado, com foco na saúde e bem-estar de seus pacientes.
@oncologia360curitiba