Divulgação

Os sintomas do tempo seco podem ser mais frequentes dependendo da estação do ano. Como podemos nos cuidar e proteger nossa saúde? Com os cuidados certos, é possível minimizar os impactos negativos do tempo seco.

Sintomas do tempo seco: quais os principais sinais?

O tempo seco pode provocar ressecamento das vias aéreas, aumentando significativamente a incidência de doenças respiratórias, como resfriado, gripe e pneumonia.

Isso acontece porque o muco que protege o sistema respiratório fica mais ressecado, diminuindo os mecanismos de defesa e ficando mais propenso às invasões de vírus e bactérias no organismo.

Assim que surge essa mudança no clima, diversos quadros podem começar a aparecer como reação ao tempo seco.

Confira alguns deles:

– Irritações do trato respiratório

– Tosse

– Dor de garganta

– Sangramento nasal

– Pele e olhos mais secos

– Perda de água pela respiração

– Dores de cabeça

5 cuidados com a saúde

Para cuidar da saúde com todas essas mudanças da estação é fundamental mudar ou reforçar alguns hábitos.

1 – Hidrate-se: o tempo seco pode levar à desidratação, por isso é essencial aumentar a ingestão de líquidos, preferencialmente água, ao longo do dia.

2 – Umidifique o ambiente: utilize um umidificador de ar para aumentar a umidade dentro de casa, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de ressecamento nasal e irritação na garganta.

3 – Cuidado com o ar frio: ao sair de casa em dias mais frios, proteja-se com roupas adequadas e evite exposição prolongada ao ar gelado, que pode desencadear crises respiratórias.

4 – Lave sempre as mãos: mantenha a higiene das mãos frequentemente com água e sabão, ou utilize álcool em gel, para evitar a propagação de vírus e bactérias responsáveis por doenças respiratórias.

5 – Não deixe de praticar exercícios: manter as atividades físicas é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecções respiratórias.

Para proteger o sistema imune e evitar a doença causada pelo vírus do tipo Influenza é imprescindível tomar a vacina anual da gripe. A vacina da gripe é indicada para crianças a partir de 6 meses, adultos e idosos e gestantes.