Imagem ilustrativa (Pixabay)

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no Brasil, aproximadamente 400 mil mortes em decorrência de doenças cardiovasculares são registradas por ano. Dentre essas condições, responsáveis por uma morte a cada 90 segundos, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda mais fatal. Os dados, que evidenciam a gravidade do problema, ressaltam também a importância de um atendimento especializado nesses casos.

“Existem dois tipos distintos de Acidente Vascular Cerebral, o hemorrágico e o isquêmico. Ambas as condições são emergências médicas, mas as abordagens de tratamento e os prognósticos podem variar significativamente”, explica o neurorradiologista intervencionista dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat, Gelson Koppe. 

Referência no atendimento a traumas, o Hospital Universitário Cajuru, 100% SUS, também trata casos de AVC hemorrágico. Embora mais raro que o isquêmico, responsável por 80% dos casos, o tipo hemorrágico é mais grave, pois ocorre quando há o rompimento de um vaso sanguíneo no  cérebro. Esse tipo de AVC representa 20% dos casos totais e tem como principais causas a hipertensão arterial, aneurismas, malformações arteriovenosas (MAV), traumatismos cranianos e distúrbios de coagulação do sangue. 

“A agilidade é crucial em casos de AVC, um diagnóstico rápido aliado à técnica ideal é decisivo para salvar vidas. Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, maiores as chances de recuperação do paciente e de minimizar sequelas”, reforça o neurorradiologista. Apenas durante a primeira quinzena do mês de outubro, sete microcirurgias intravasculares cranianas foram realizadas no hospital, dentre elas, seis foram de urgência ou emergência, sendo necessárias dentro de até 24 horas após o diagnóstico.

Conscientização salva vidas

Para conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados e prevenção contra essa emergência de saúde, o Hospital Universitário Cajuru irá realizar uma ação temática sobre o Dia Mundial do AVC, na próxima terça-feira (29). O evento, que acontece das 10h às 20h no Shopping Estação, em Curitiba, será aberto ao público. 

Ao longo do dia, equipes da área da saúde estarão disponíveis para aferir a pressão arterial e orientar a população sobre como identificar os sintomas de um AVC de forma didática. Além disso, também serão distribuídos flyers e ímãs de geladeira com informações para reforçar a identificação dos sintomas. “Estaremos presentes aplicando o chamado protocolo SAMU, que conta com quatro tópicos chave para auxiliar a população na detecção rápida de um possível caso. São eles: Sorriso, que indica se há dificuldade para mexer a boca; Abraço, que verifica se a pessoa tem dificuldade para erguer os braços; Música, que presta atenção em confusões na fala ou no canto; e Urgência, que orienta a ligar para o 192 ao identificar sintomas”, finaliza. 

Serviço

Campanha de conscientização sobre o AV

Data: 29 de outubro

Horário: 10h às 20h

Local: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças, Curitiba, PR