robo da vinci
O Robô DaVinci XI (Foto: Divulgação)

O Hospital Evangélico de Londrina recebeu recentemente um dos mais tecnológicos sistemas cirúrgicos de robótica do mundo, a nova geração do Robô Da Vinci XI. O equipamento de alta precisão foi entregue para ajudar na realização de operações complexas e garantir mais segurança aos pacientes.

A instituição, considerada uma das poucas no Brasil equipadas com robótica, passa a contar com a plataforma que está presente nos melhores hospitais do mundo. O robô oferece uma base de dados completa, que se atualiza constantemente, e coleta informações importantes para auxiliar a equipe médica na tomada de decisões, além de promover o posicionamento dos instrumentos de forma mais precisa.

O equipamento é comandado por um cirurgião por meio do controle de um endoscópio equipado com uma câmera de 8 milímetros. Os instrumentos são ainda mais modernos comparado às versões anteriores, o setup é automatizado e promove uma visão 3D em alta definição do campo cirúrgico. A estrutura possibilita a movimentação da mesa de cirurgia.

Eduardo Otoni, Superintendente da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (Aebel) ressalta a importância da conquista e da medicina do futuro, “O Hospital Evangélico, com investimento na ordem de 15 milhões de reais, trouxe um dos primeiros robôs, de vários que virão. Esperamos que com esse investimento consigamos dar mais acesso a toda a população e trazer a medicina de Londrina a um outro patamar”.

Além da tecnologia proporcionar uma cirurgia mais precisa, estudos mostram que ela pode diminuir o tempo de internação do paciente pela metade porque permite procedimentos menos invasivos, ou seja, com a recuperação mais rápida. O diretor clínico do hospital, Dr. Emanuel Gois Jr, explica quais são as principais vantagens do sistema robótico, “A cirurgia robótica traz uma precisão nos movimentos e na cirurgia que permite ao médico cirurgião uma possibilidade de tratamento muito mais precisa e com muito mais segurança para o paciente”.

O Hospital Evangélico vai utilizar o Robô para casos complexos de cirurgia geral, ginecologia e urologia, mas o sistema permite abranger quase todas as especialidades médicas. De acordo com o urologista e coordenador do programa de cirurgia robótica, Dr. Ricardo Brandina, “Essa é uma plataforma que vai beneficiar muitos pacientes de Londrina e região”.