angelina caron premio
Equipe do Angelina Caron (Divulgação)

O Hospital Angelina Caron recebeu o prêmio FBAH, da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, na categoria Saúde Filantrópica. A comissão de avaliação considerou diversos critérios para a escolha, entre eles, inovação na condução da instituição durante os períodos de crise; criação de receitas incrementais, sejam operacionais ou não; gestão de pessoas; sustentabilidade e a preocupação com todos os stakeholders; tecnologia da informação e a atenção da empresa aos vários aspectos da gestão de sua marca.

A área de Investimento Social do Hospital Angelina Caron (HAC) realiza uma busca incansável, a fim de angariar recursos que possam oferecer uma jornada de saúde diferenciada aos pacientes. Somente nos últimos 12 meses, as doações recebidas possibilitaram a realização de 32.668 sessões de hemodiálise, 180 transplantes, 17.767 procedimentos cirúrgicos, 13.619 internamentos nas UTIs e mais de 52 mil atendimentos no pronto-socorro, além de promover 3.109 horas de treinamento para os mais de 2 mil colaboradores da instituição.

Esse trabalho, no entanto, não só vem beneficiando os pacientes, como também passou a render troféus ao hospital. Recentemente, o HAC também conquistou o Prêmio Excelência da Saúde de 2024 – um importante reconhecimento que homenageia as instituições de saúde com maior destaque no último ano.

Ambas as premiações reconhecem e incentivam boas práticas de gestão, eficiência, inovação, segurança e sustentabilidade. “Esse reconhecimento coroa e fortalece as nossas estratégias e esforços na busca incansável para a melhoria da qualidade assistencial”, ressalta Rogê Jorge da Costa, Superintendente Administrativo do HAC. Para ele, o prêmio é resultado de um esforço de todos os colaboradores. “Criamos um ambiente cujo foco é o nosso paciente. Agradeço à diretoria do HAC por acreditar na importância de criar um ambiente que valoriza o cuidado humanizado, a inovação e a constante qualificação dos profissionais”.

Projetos incentivados

O Idoso 360° II é uma das iniciativas incentivadas pela área de Investimento Social que visa melhorar o tratamento clínico de idosos, oferecendo cuidados personalizados e menos invasivos. Por meio dela, o HAC contratou 36 profissionais especializados em mais de 14 áreas distintas, implementou o Projeto de Saúde Mental para os pacientes e comunidade, e adquiriu 152 equipamentos de alta tecnologia. Esses recursos não apenas melhoram a qualidade de vida dos pacientes, mas também elevam o padrão de atendimento oferecido pela instituição.

Da mesma forma, o Infância 360°, focado no atendimento pediátrico, possibilita a implementação de um corpo clínico multidisciplinar de alta qualidade. Com a execução do projeto, o hospital oferece suporte clínico em especialidades que não são totalmente cobertas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), garantindo um tratamento integrado e eficiente para crianças e adolescentes. A iniciativa inclui a aquisição de 23 ventiladores pulmonares e três dispensários eletrônicos, entre outros equipamentos essenciais para o cuidado infantil.

O HAC direcionou, nos últimos oito anos, mais de 128 milhões de reais para áreas essenciais, como tecnologia, pesquisa, educação e gestão clínica. O investimento não apenas modernizou as operações, como também teve um impacto significativo, alcançando cerca de 3 milhões de pessoas de maneira indireta.