Palácio da Justiça: saúde mental vira campanha

Rodolfo Luis Kowalski

(Freepik)

Sede do Poder Judiciário em Curitiba, o Palácio da Justiça ganhou desde esta quarta-feira (14) uma iluminação especial, em alusão à campanha do Setembro Amarelo, que busca conscientizar a sociedade acerca da saúde mental e prevenir suicídios.

A iniciativa, idealizada pela Divisão de Gestão por Competência em conjunto com o Centro Médico do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), vem para coroar uma série de iniciativas que estão sendo realizadas no âmbito da corte com o objetivo de melhorar a saúde mental não só dos servidores (magistrados, estagiários, colaboradores) mas de seus dependentes também, promovendo uma melhoria no ambiente organizacional.

Psicólogo do TJPR, Vinícius Zanon destaca iniciativas como a 2ª edição do programa “Sua saúde na balança”, que visa o emagrecimento e a psicoeducação dos participantes nas áreas de nutrição, psicologia e educação física, a criação de podcasts semanais que versam sobre habilidades sociais no trabalho e nas relações sociais e a oferta de ginástica laboral, sob orientação de Rafael Macedo.

Além disso, um projeto-piloto, ainda em análise, é o “termômetro da ansiedade”, disponível na intranet dos servidores e que indica o clima organizacional nas diversas seções do Poder Judiciário. Basicamente, são aplicados fomulários que, após preenchidos pelos servidores, indicam se a ansiedade está alta ou baixa no local de trabalho. “Se a equipe está ansiosa, preciso ter uma postura. Se a equipe não está ansiosa, fazemos algo para dar uma animada. Sempre em busca de um equilíbrio”, explica Zanon.