ponte rosa
Ponte da Integração Brasil – Paraguai é iluminada na cor rosa durante o mês de outubro (Foto: DER-PR)

A Ponte da Integração Brasil–Paraguai, em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná, vai ficar com iluminação rosa neste mês de outubro. A medida faz referência ao Outubro Rosa, dedicado à saúde da mulher. A iluminação cênica é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

No Estado é realizada a campanha Paraná Rosa, voltando especialmente para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Informações sobre a iniciativa estão disponíveis nesta página.

O Outubro Rosa está previsto no Código Estadual da Mulher Paranaense (lei estadual 21.926/2024), sendo dedicado à realização de campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas.

PONTE – A Ponte da Integração Brasil–Paraguai conecta Foz do Iguaçu ao município paraguaio de Presidente Franco. Ela tem 760 metros de comprimento, 19,2 metros de largura, com duas torres de sustentação de 124 metros de altura. O vão-livre da estrutura, de 470 metros, é o maior da América Latina.

Atualmente está sendo executada a obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que irá conectar a Ponte da Integração à BR-277, desafogando o grande tráfego de veículos que cruza o município até a Ponte da Amizade. A iniciativa inclui ainda duas novas aduanas, na fronteira com o Paraguai e com a Argentina.