20504
A limitação em atividades cotidianas por causa da surdez pode levar a um estado depressivo. (Foto: Freepik)

Ter dificuldade para ouvir conversas em ambientes ruidosos, falar alto, apresentar sensação de zumbido, sentir dores e até mesmo ouvir um som abafado são alguns dos sinais de quando algo não vai bem no ouvido. Normalmente, costuma-se associar problemas auditivos à idade, mas há outros fatores, inclusive genéticos, que podem ser até mais determinantes para o surgimento desse tipo de complicação. Portanto, conhecer esses sinais pode ser crucial para identificar a perda auditiva e buscar tratamento adequado.


LEIA MAIS

Gripe aviária: conheça os sintomas

5 motivos para não usar cigarro eletrônico


Dificuldade de comunicação em lugares ruidosos

Ter dificuldade de se comunicar em locais ruidosos, como shoppings e restaurantes, é um dos primeiros sinais de surdez. Nesse contexto, os sons de fundo tendem a se sobressair, dificultando a compreensão.

Não compreensão da fala

A dificuldade em entender a fala, especialmente em ambientes ruidosos, é um sinal clássico. Com frequência, pede-se para repetir o que foi dito, pois as palavras não são compreendidas.

Uso da leitura labial

Precisar que as pessoas falem de frente, para usar a leitura labial, é outro sinal de perda auditiva. Esse recurso é utilizado quando a audição não é suficiente para entender a fala.

Dificuldade com vozes femininas e de crianças

Não compreender vozes femininas ou de crianças, e até certos sons da natureza, pode indicar surdez. Estes tipos de sons podem ser mais difíceis de ouvir por causa de suas frequências específicas.

Presença de zumbido

O zumbido, caracterizado por sons inexistentes, pode ser um sinal de alteração da via auditiva. Embora ele não cause diretamente a perda auditiva, o surgimento desse zumbido pode ocorrer caso a perda auditiva não seja tratada.

Hipersensibilidade a sons altos

A hipersensibilidade a sons que normalmente são toleráveis é comum em pessoas com perda auditiva. Por exemplo, sons que são percebidos como normais por pessoas com audição normal podem ser considerados muito altos por quem tem perda auditiva.

Necessidade de aumentar o volume da TV e rádio

Aumentar gradualmente o volume da televisão e do rádio para ouvir melhor pode ser um indicativo de surdez. Este comportamento é observado quando a audição está diminuída.

Isolamento social

A dificuldade de escutar provoca isolamento social, impactando a autoestima e levando à perda de interesse em interações sociais. Muitas vezes, evita-se participar de conversas para não enfrentar situações constrangedoras.

Impacto na qualidade de vida

A limitação em atividades cotidianas pode levar a um estado depressivo, necessitando de tratamento multidisciplinar com vários especialistas. Assim, a intervenção de um otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo é recomendada para auxiliar no processo.