food-picnic-blanket
Piquenique (Freepik)

Pouca gente sabe mas nesta terça (18) é o Dia Internacional do Piquenique. Como o tempo fica com sol em Curitiba até pelo menos a próxima segunda (24), comer petiscos ao ar livre com aquela toalha xadrez , com os amigos, pode ser uma boa pedida Por isso, o Bem Paraná separou cinco lugares de Curitiba para fazer piquenique.

Leia mais

Parque São Lourenço

No São Lourenço, assim como no Barigui, as famílias têm espaços para gastar todas as energias. Além de uma ampla área verde perfeita para esticar a toalha e montar um piquenique perfeito, o parque conta com quadras de areia para quem curte uma partida de vôlei e também canchas de futebol. E fica perto do Centro. Quem quiser pode conhecer o Memorial Paranista que fica no mesmo local ou caminhar até a Ópera de Arame.

Parque do Aeroclube no Bacacheri

Um oásis de tranquilidade no coração do bairro do Bacacheri, o parque do Aeroclube do Paraná pode ser um programa de fim de semana diferente para turistas e moradores da capital. Perfeito para um piquenique em Curitiba.

Localizado dentro do Aeroporto do Bacacheri, uma área militar protegida 24 horas por dia, o espaço é um convite para famílias inteiras conhecerem as 23 aeronaves de pequeno porte do clube (entre Sênecas, Cessnas, Paulistinhas,Cherokees e Tupis), almoçarem no restaurante do local (que leva o sugestivo nome de 14 Bis) ou simplesmente passarem o dia reunidos em terno de um piquenique no gramado.

E o mais divertido: tudo a poucos metros do vaivém dos jatos, monomotores e bimotores que sobem e descem do aeroporto. O local, com entrada franca pela Rua Cícero Jaime Bley, s/nº,  abre das 8h às 18h, de segunda a domingo. Mais informações: no site.

Santuário no Campo Comprido


Pouco conhecido dos turistas, o lindo Santuário de Schoenstatt Tabor Magnificat  é um convite para devoção e reflexão no bairro do Campo Comprido.

O nome do espaço pode parecer complicado, mas o propósito do Movimento Apostólico de Schoenstatt é muito simples: viver a santidade na vida diária. O local tem como “coração” uma singela capela, idêntica a construída na Alemanha, em 1914, pelo padre Josef Kentenich, fundador do movimento. Um lugar de paz para um piquenique em Curitiba.

Mas, em Curitiba, a construção com ares germânicos ganhou um jardim bem brasileiro, repleto de araucárias, azaleias, beijinhos, cravos e outras flores muito conhecidas do lado de cá do Atlântico. Nessa área verde, famílias inteiras passam a tarde, principalmente, aos domingos. O santuário abre, diariamente, das 7h30 às 18h30 (há missas, de segunda a sábado, às 17h e, nos domingos, às 11h e às 17h). Mais informações no site.

Bosque Reinhard Maack

Inaugurado em 1989, o bosque Bosque Reinhard Maack é uma homenagem da cidade ao geólogo e geógrafo pesquisador alemão radicado no Paraná, cujo trabalho em muito contribuiu para a preservação do meio ambiente em nosso Estado. O Bosque possui uma área de mata remanescente de araucária, com espécies únicas em toda a região; uma trilha de aventura com brinquedos educativos e ecológicos para crianças, equipamentos para recreação, casa de educação ambiental. Perfeito para crianças. Fica na Rua Waldemar Kost, 2263 –  Vila Hauer . Mas só funciona aos sábados, domingos e feriados, das 08:00 às 17:30. Durante a semana somente com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mediante agendamento e apenas para alunos entre 5 a 12 anos de escolas ou programas no ensino fundamental, através dos pedagogos ou professores responsáveis.

Parque Passaúnua

Localizado a 12 km do centro de Curitiba, na região Oeste, o Parque Passaúna, pertencente à Prefeitura, ocupa uma pequena faixa territorial de mata às margens da represa do Rio Passaúna: tem 3,5 km de comprimento por 4 metros de largura.  Fica no final da Rua Eduardo Sprada.Foi inaugurado em 1991, integrando a Área de Proteção Ambiental – APA Estadual do Passaúna, criada por decreto do governo do Paraná. Sua principal atração é o mirante de 12 metros de altura. Localizado no alto de um morro à beira da represa, a 60 metros do nível do lago, proporciona uma visão privilegiada das águas mansas, da exuberância da mata e do vizinho Município de Campo Largo. Uma paisagem perfeita para um piquenique em Curitiba.