ARARA FOGE E DÁ SHOW NA VIZINHANÇA DO PILARZINHO
Foto: Valquir Aureliano

Curitiba abriga mais de 100 km² de áreas verdes, distribuídos na cidade entre os 1.127 espaços como praças, eixos, largos e jardins ambientais. O Bem Paraná separou dicas de lugares para ver animais silvestres. Confira:

A Capital possui 27 Parques, 16 Bosques, Jardim Botânico, oito Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana, um Refúgio de Vida Silvestre, duas Estações Ecológicas e 33 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipais.

Leia mais


Esses espaços permitem a existência de uma rica biodiversidade e presença marcante da fauna nativa. Passeios em alguns pontos turísticos de Curitiba podem ser ótimas oportunidades para flagrar animais silvestres. Mais de 300 espécies de aves já foram identificadas no céu de Curitiba.


O Bem Paraná separou dicas de lugares para ver animais silvestres. Confira:

Jardim Botânico

Principal ponto turístico de Curitiba, o Jardim Botânico é conhecido por sua estufa e flores. Além da flora, o local também abriga uma diversidade de animais silvestres. Os biólogos já relataram que avistaram no Jardim pica-pau-do-campo, pica-pau-branco, pica-pau-anão, além de corujas, saracuras, gambás, cutias, famílias inteiras de preás e espécies raras de gaviões.

Barigui

Quando o assunto é parque Barigui, o imaginário das pessoas logo relacionam com as capivaras, que são patrimônio do local. Ao passar por lá, seja a pé ou até mesmo ao redor, com veículo, é possível ver várias capivaras sobre a grama. Elas ficam à vista durante o dia e também à noite.
Mas se engana quem pensa que é possível ver apenas capivaras no Barigui, o local também abriga diversas espécies de aves e mamíferos, como o macaco mico. Algumas espécies observadas no Parque Barigui são: pica-pau-dourado, pica-pau-de-banda-branca, birro, tucano-de-bico-verde, surucuá-variado, maitaca-verde, gaturamo-rei, cisqueiro, grimpeiro, chupa-dente, gavião-pega-macaco, saracura-do mato e outros

Passeio Público

Com mais de 130 anos de existência, o Passeio Público, primeiro parque de Curitiba, também já foi o Zoológico da Capital até 1984. Outra curiosidade do local é que seu portal de entrada foi inspirado no Cemitério de Cães de Paris.
Mesmo com a inauguração do Zoológico de Curitiba em 1985, o Passeio Público continuou abrigando animais silvestres de pequeno porte. No local, é possível ver espécies de aves, mamíferos e répteis.

Parque Tingui

O Parque Tingui oferece um verdadeiro espetáculo nos quesitos fauna e flora, além de abrigar o Memorial da Imigração Ucraniana. Com seus 380 mil metros quadrados, o local dispõe de pistas para caminhar ou andar de bicicleta.
O parque também abriga algumas espécies de animais silvestres, como pato, jaçanã, bem-te-vi, gambá, joão-de-barro, entre outros.

Zoológico

O Zoológico de Curitiba ocupa um dos setores do Parque Iguaçu na zona sul da cidade e é um local ideal para quem quer curtir a natureza e ver diferentes espécies de animais.
O Zoológico abriga 1.800 animais de 127 espécies do Brasil e de diferentes países do mundo. A área também é sede de várias atividades de educação ambiental. O local é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.