Visando a próxima temporada de cruzeiros no Paraná, comerciantes do Litoral têm aulas de inglês

Portos do Paraná oferece aulas de inglês aos comerciantes com foco nos turistas de cruzeiros

Redação Bem Paraná com AEN
Temporada de cruzeiros já trouxe 21,7 mil turistas para o litoral paranaense

Turistas chegam em cruzeiros (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Os comerciantes do Litoral do Paraná estão se preparando para receber mais uma temporada de cruzeiros de navios. E uma das preocupações é ter noções básicas de inglês, para receber melhor os turistas estrangeiros.

A Portos do Paraná iniciou na terça-feira (08) o curso de inglês gratuito aos comerciantes da Ilha do Mel para atendimento aos turistas, principalmente aqueles que chegam em navios de cruzeiros. O Sesc-PR e Senac-PR estão ministram o curso, solicitado pela própria comunidade, após receber grande fluxo de cruzeiristas estrangeiros.

“A primeira temporada trouxe mais de 39 mil cruzeiristas e tripulantes de diversos lugares do mundo e a comunicação foi uma grande barreira para alguns comerciantes locais. Os treinamentos que faremos irão preparar o comércio para atender cada vez melhor os passageiros de navios, que fizeram girar cerca de R$ 25 milhões na economia local”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O curso de inglês tem carga horária de 32 horas e acontece na Pousada Vila Encantada. “A Ilha do Mel foi o principal ponto de visita dos turistas de navios e, após o pedido dos nativos, nós buscamos a parceria com o Sesc e o Senac para desenvolver o curso de inglês, que faz parte do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná, o PEA”, explicou o diretor de Meio Ambiente da empresa pública, João Paulo Santana.

A designer gráfica Kayana Bueno trabalha em uma das pousadas e aproveitou a oportunidade para aprimorar o atendimento aos clientes. “Fiquei muito feliz com as aulas, porque além de morar em um lugar turístico, em que recebemos muita gente de fora aqui, é uma realização pessoal conseguir treinar mais o idioma. É uma oportunidade que temos que aproveitar”, Kayana.

Cruzeiros: próxima capacitação será para condutores de turismo de pesca esportiva

A próxima capacitação promovida pela Portos do Paraná para condutores de turismo de pesca esportiva, entre os dias 21 e 23 de outubro, na Colônia de Pesca de Antonina. As aulas serão ministradas pela Igarapesca, agência de turismo de pesca esportiva especializada em pesca com mosca. O público-alvo são pescadores artesanais da Baía de Paranaguá e Antonina e pessoas que já atuam ou queiram atuar neste segmento.

A disciplina integra uma das linhas de ação do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná com foco no fortalecimento da pesca artesanal.

“A gente pensou em trazer esse curso de capacitação de condutores de embarcação para pesca esportiva como uma forma de segunda renda para os pescadores artesanais, que já conhecem a Baía de Paranaguá e podem recepcionar turistas, que vêm especificamente para o nosso litoral praticar a pesca esportiva”, explicou a analista portuária, Jaqueline Dittrich.

CRUZEIROS – A 2ª Temporada de Cruzeiros do Paraná estreia em dezembro de 2024 e segue até início de 2025 com o navio MSC Armonia, que possui 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura. A capacidade é para 2.520 passageiros e 780 tripulantes. A MSC também reservou datas de escala no Porto de Paranaguá para a temporada 2025/2026.

Exportações de produtos de outros estados pelo Porto de Paranaguá crescem 70%
A entrada do Porto de Paranaguá nas rotas de cruzeiros foi um dos destaques da última temporada nacional. “Ao facilitar o acesso dos turistas da região Sul, às viagens de navio também possibilitaram o trânsito de passageiros fomentando o turismo no litoral do Paraná, quando tiveram a oportunidade de conhecer a região, ajudando na geração de emprego e renda e, com certeza, terão o desejo de voltar”, destacou Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil).

Os dados do último estudo da CLIA, em parceria com a FGV, mostram que 87,2% dos cruzeiristas querem retornar aos destinos visitados.