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(Foto: Freepik)

Com a volta às aulas, a utilização das novas tecnologias pelos alunos volta a ser tema de discussão. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, as escolas chegaram a proibir a utilização de chatbots como o ChatGPT há alguns anos, mas, depois de capacitações e treinamentos dos professores, a ferramenta voltou a ser utilizada como um apoio à aprendizagem. 

“O ChatGPT e outros bots já revolucionam a educação e já provocam mudanças irreversíveis nas rotinas das crianças e jovens. A ideia de que as tecnologias provocam ‘trapaças’ é incompleta, já que elas também podem melhorar a forma que aprendemos e ensinamos”, afirma a professora Larissa Victório, coordenadora de Tecnologias e Transformação Digital do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília.  

Veja a seguir 10 motivos para falar sobre IA com crianças e jovens segundo a especialista do Colégio Marista Asa Sul:

  • As ferramentas de IA já fazem parte da forma como as novas gerações produzem conteúdo. É melhor entender e aprender de forma crítica, do que ficar por fora;
  • A utilização das ferramentas digitais é um caminho para estimular a criatividade, o senso crítico e a responsabilidade;
  • A ferramenta também é um caminho digital atual para seguir fomentando habilidades humanas, sociais e emocionais das novas gerações;
  • É uma forma de dialogar sobre executar ações conscientes;
  • É uma forma de estabelecer conexões entre adultos, que passaram por transformações tecnológicas (calculadora, internet, celular) e os jovens;
  • A compreensão dessas ferramentas já é considerada uma forma de alfabetização por diversos especialistas do mundo, como do prestigioso Massachusetts Institute of Technology (MIT), por exemplo; 
  • É importante conhecer a construção dos algoritmos e a rodagem dos programas, que são a base de seu funcionamento;
  • Para o usuário, esse conhecimento permite ampliar e qualificar rotinas e produções;
  • Para os criadores, permite entender os mecanismos, linguagens e códigos e saber como inseri-los de forma respeitosa e consciente na sociedade;
  • É uma forma de estimular a curiosidade por uma diversidade de temas de pesquisa.